Turma de 45 estudantes da Ufam visitou a Fundação nesta quarta-feira (02/07)
FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP, Jheffeson Coelho/FVS-RCP.A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), recebeu, nesta quarta-feira (02/07), 45 estudantes do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O objetivo da visita técnica é que os universitários conheçam a atuação da Vigilância em Saúde do Trabalhador no Amazonas.
No estado, pela FVS-RCP, a Vigilância em Saúde do Trabalhador é realizada pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest-AM), que atua para proteção da saúde dos trabalhadores, a partir da identificação de riscos e proposição de medidas de intervenção e prevenção.
A visita técnica atende à solicitação da Ufam, interessada no aprofundamento do conhecimento da área para os futuros enfermeiros. “É gratificante poder contribuir com a formação acadêmica dos futuros profissionais de saúde. Nesse caso, sobre a Vigilância em Saúde do Trabalhador, área estratégica e tão importante”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
Durante a visita, a equipe do Cerest-AM apresentou a atuação da FVS-RCP, destacando o papel dos centros de referência e as atividades desenvolvidas. Nas apresentações, a coordenadora do Cerest-AM, na FVS-RCP, Cinthia Santos, destacou a ação intersetorial do Cerest-AM, que perpassa pelas vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental.
FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP, Jheffeson Coelho/FVS-RCP.“O monitoramento da saúde do trabalhador e da trabalhadora, em ambiente de trabalho envolve diferentes áreas do conhecimento. Esse trabalho é realizado em rede integrada junto às unidades do Cerest no interior do Amazonas”, disse a coordenadora.
Uma das estudantes presentes na visita, acadêmica do 1º período de enfermagem, Sarah Xavier disse ser a primeira vez que escutou falar de Vigilância em Saúde do Trabalhador. “Muitas vezes, a gente acredita que a enfermagem está só nas unidades de saúde, mas a profissão tem um olhar abrangente”, disse.
Outra estudante do curso, presente na iniciativa, também do 1º período, Ewelyn Souza disse que a visita aprofundou o conhecimento dela sobre vigilância em saúde. “É muito interessante e muito importante levar esse conhecimento. É um assunto que todo mundo deveria saber”, acrescentou.
A visita técnica, realizada em articulação junto à equipe de Ensino, Pesquisa e Inovação (Depi) da FVS-RCP, parte da política de aproximação da Fundação com o meio acadêmico e profissional para fortalecimento da formação de profissionais em Vigilância em Saúde.