Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Fundação Adriano Jorge capacita profissionais em cuidados pós-cirúrgicos de pacientes bariátricos

20 de novembro de 2024
Compartilhar

O treinamento dos servidores de Unidades Básicas de saúde (UBS) busca aprimorar o atendimento de pacientes pela Atenção Básica

Foto: Divulgação/ FHAJ

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), concluiu, na tarde desta terça-feira (19/11), um treinamento de profissionais das Unidades Básicas de saúde (UBSs), voltado para cuidados e acompanhamento pós-cirúrgico em pacientes bariátricos e com doenças metabólicas, com o objetivo de aprimorar o atendimento com acompanhamento a longo prazo, realizado pela Atenção Básica.

O diretor-presidente da FHAJ, o médico Ayllon Menezes, destacou a importância do treinamento, que visa qualificar os profissionais para oferecer um atendimento mais eficiente aos pacientes que necessitam de cuidados pós-cirúrgicos.

“Estamos no segundo ano do programa de cirurgia bariátrica e metabólica na FHAJ, que começou em 2023, por determinação do governador Wilson Lima. No ano passado, realizamos mais de 48 procedimentos e, como o serviço não existia no Estado, montamos toda a infraestrutura necessária para oferecer essa solução, proporcionando mais qualidade de vida aos usuários do SUS”, explicou Menezes.

Foto: Divulgação/ FHAJ

O diretor também ressaltou que os pacientes operados no primeiro ano do programa continuam recebendo acompanhamento contínuo, com suporte de profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas, nutrólogos, entre outros. Até o momento, em 2024, 39 pacientes já realizaram o procedimento cirúrgico na unidade.

O treinamento, iniciado em 12 de novembro, abordou o manejo clínico de pacientes com obesidade e aqueles que passaram por cirurgia bariátrica. Participaram da capacitação médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e profissionais de educação física, com o objetivo de aprimorar a abordagem integral da obesidade. A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus e faz parte do Programa de Cirurgias Bariátricas e Metabólicas da FHAJ.

Obesidade em Manaus

Manaus enfrenta índices alarmantes de obesidade. Dados recentes indicam que 63,5% da população adulta da cidade está com sobrepeso e 27% é diagnosticada com obesidade, colocando a cidade entre as mais afetadas pela condição no Brasil. O treinamento foi planejado para fornecer aos profissionais de saúde as ferramentas necessárias para identificar e tratar as comorbidades associadas à obesidade, como doenças cardiovasculares, diabetes e problemas respiratórios.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

FVS-RCP apresenta experiência pioneira de descentralização da soroterapia em terras indígenas de difícil acesso

6 de setembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas realiza ação para fomentar a produção rural em Presidente Figueiredo

6 de setembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas prende homem por falsa comunicação de crime na zona leste

6 de setembro de 2025
Amazonas

Abertura do 10° Congresso Norte e Nordeste das Secretarias Municipais de Saúde é realizada em Manaus com a presença de 16 estados

6 de setembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende arma de fogo, maquinário para drogas e porções de maconha na zona sul Manaus

6 de setembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar do Amazonas apreende máquina de embalar drogas e três pacotes de maconha em Manaus

6 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade