Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Festival Folclórico do Amazonas: Segunda noite reúne cerca de 15 mil pessoas e encanta o público com emoção e diversidade

14 de julho de 2025
Compartilhar

Ao todo, oito grupos folclóricos se apresentaram no domingo (13/07), encantando o público com estilos variados e temáticas envolventes

FOTOS: João Victor / Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaA segunda noite do Festival Folclórico do Amazonas, realizada no domingo (13/07), transformou o Centro Cultural dos Povos da Amazônia em um verdadeiro palco da cultura popular. Cerca de 15 mil espectadores prestigiaram o evento, que exaltou as tradições do estado por meio da dança, do teatro popular e da musicalidade típica da Região Norte.

A arena se encheu de vida com coreografias vibrantes, figurinos detalhados e narrativas que reforçam a identidade amazônica. O evento, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, dá continuidade à celebração dos saberes e costumes do povo amazonense, com destaque para a diversidade dos grupos folclóricos que se apresentam noite após noite.

“É uma emoção enorme participar desse festival. Representamos nossa comunidade, nossa história e nossa fé na cultura”, afirma Gabriel Lima, brincante e coreógrafo da Quadrilha Alternativa Furacão Mistura de Ritmo.

Apresentações da Noite

FOTOS: João Victor / Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaAo todo, oito grupos folclóricos se apresentaram na segunda noite, encantando o público com estilos variados e temáticas envolventes: Ciranda do Binha, Quadrilha Alternativa Show funk na Roça, Ciranda Visconde, Quadrilha Alternativa Guardiões das Estrelas, Ciranda Rosas de Ouro, Quadrilha alternativa Furacão Mistura de Ritmo, Ciranda Princesinha da Vila e encerrando a noite a Dança Internacional Daraj.

“Foi uma emoção imensa estar mais uma vez dançando pela nossa Ciranda do Binha. A gente se prepara o ano inteiro com muito amor e dedicação, e quando entra na arena é como se o coração pulsasse junto com a música. Hoje foi especial, porque a gente trouxe uma mensagem forte, que fala de esperança e da força do nosso povo. Ver o público vibrando com a gente é a maior recompensa que existe”, declara Juan Barbosa, cirandeiro da Ciranda do Binha.

“Dançar na Funk na Roça é muito mais do que dançar, é honrar uma história que começou com a minha mãe. Ela dançava desde jovem e me levava nos ensaios e hoje sou eu quem dança. A gente mantém a tradição”, destaca Hadassa Emanuelle, dançarina da quadrilha Funk na Roça.

Leonardo Fierro, diretor da Ciranda Princesinha da Vila, anuncia o tema “Raízes, Magia e Família de um povo miscigenado” para este ano. A ciranda aborda a miscigenação indígena, africana e europeia na Amazônia, mostrando como essa mistura cultural formou o povo amazônida e sua rica cultura.

FOTOS: João Victor / Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa“Hoje eu estou na função de apresentador. A preparação do grupo foi uma preparação extensa, muitos ensaios, figurino teve um certo primor, tivemos assim muita preocupação com os detalhes, que na verdade fazem toda a diferença. Mas está tudo pronto e é sempre uma grande alegria participar do festival”, afirma Fabiano Faial, um dos coordenadores do grupo Dança Internacional Daraj.

“A Ciranda Rosas de Ouro colocou emoção demais no palco. Eu vim só pra ver eles hoje, tô torcendo com força. Quando começaram a falar do rio secando, me pegou de jeito, a gente vive disso, né? Foi bonito, foi verdadeiro. Eles merecem demais ganhar”, declarou Adriana Nascimento, ex-cirandeira da Rosas de Ouro.

Segundo José Luís, diretor de eventos do Centro Cultural dos Povos da Amazônia: “É uma grande satisfação ver o Festival Folclórico do Amazonas ganhando ainda mais força a cada noite aqui no CCPA. Nosso espaço está preparado para receber o público com conforto, segurança e, principalmente, acessibilidade”.

Além das apresentações, o espaço do festival segue oferecendo ao público uma variada feira gastronômica e de artesanato, com comidas típicas e produtos regionais que reforçam a identidade local.

FOTOS: João Victor / Secretaria de Estado de Cultura e Economia CriativaAlém de celebrar a cultura popular, o Festival Folclórico do Amazonas reafirma seu compromisso com a inclusão e a acessibilidade. O espaço do evento conta com áreas reservadas e adaptadas para Pessoas com Deficiência (PCDs), garantindo que todos possam assistir às apresentações e vivenciar a magia do festival. Essa estrutura acessível reforça o caráter democrático da festa, que acolhe a diversidade e promove o acesso pleno à arte e à cultura para todos os públicos.

Programação

O Festival Folclórico do Amazonas segue nos próximos dias, a partir das 20h, com novas apresentações e uma programação diversificada que contempla mais de 70 grupos de todo o estado. A entrada é gratuita, e a celebração é aberta para todas as idades.

A terceira noite, nesta segunda-feira (14/07), promete ainda mais emoção, com novas surpresas no palco e a continuidade de um dos eventos culturais mais importantes da Região Norte, com as apresentações dos grupos Dança Internacional Cia Artística Caracalla, Ciranda Tradição da Ciranda, Dança Internacional Caxemira, Ciranda Independente do Coroado e Dança Internacional Síria do Amazonas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

‘Mata-Gato’: Curta-metragem de André Cunha estreia com sessão especial no Teatro Gebes Medeiros

14 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam garante rastreabilidade da madeira legal no Amazonas

14 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas injeta R$ 270 milhões na economia com Auxílio Estadual até junho deste ano

14 de julho de 2025
Amazonas

Em Canutama, extrativistas recebem orientação sobre extração de látex e óleos vegetais

14 de julho de 2025
Amazonas

Limpa Crédito: Afeam realiza ação de liquidação e renegociação de crédito em Rio Preto da Eva

14 de julho de 2025
Amazonas

Escola Estadual Ryota Oyama, em Parintins, incentiva a leitura e escrita por meio de aulas lúdicas

14 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade