Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Festa dos bumbás impulsiona vendas no comércio da capital

3 de maio de 2025
Compartilhar

Este ano, a festa dos bois Caprichoso e Garantido acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho

FOTOS: Alex Pazuello/SecomO 58º Festival de Parintins será realizado nos dias 27, 28 e 29 de junho, na Ilha Tupinambarana, mas o movimento no comércio da capital amazonense já começou a ser aquecido. A festa promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, recebe uma série de investimentos que impulsionam o crescimento do festival e impactam nas vendas do comércio na capital.

No Centro de Manaus, o empresário Igor Rodrigues, de 23 anos, tem uma loja colaborativa, que recebe produtos de diversas marcas amazonenses. Com o crescimento do Festival de Parintins nos últimos anos, o espaço passou a receber cada vez mais clientes em busca de produtos dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

“A gente percebe que tem gerado um impacto muito grande, financeiramente, e na visibilidade também. Temos um aumento nas vendas dos empreendedores, porque esse trabalho que a gente realiza é muito importante, porque gera emprego, renda, impacto social e sustentável”, destacou o dono da loja.

FOTOS: Alex Pazuello/SecomOportunidade

É na loja do empresário que a Juliana Landim, de 29 anos, e a Maysa Fagundes, de 29 anos, expõem os produtos da marca delas, voltada para camisetas, ecobags e lenços. De acordo com Juliana, a ideia de produzir algo específico sobre os bumbás surgiu junto com a retomada e crescimento da festa, em 2022.

“A nossa marca já tinha essa simbologia do Amazonas e do Norte. E por que não do maior festival folclórico a céu aberto do mundo? Começamos a ver o que era possível fazer com esse tema dentro da proposta da nossa marca e deu certo”, disse a proprietária da marca, Juliana Landim.

Para a outra proprietária, Maysa Fagundes, a valorização do Festival de Parintins representa também a valorização do trabalho feito pelos pequenos, médios e grandes empreendedores, que moram fora da Ilha Tupinambarana, e ganham a oportunidade de comercializar seus trabalhos para um público que procura cada vez mais produtos com a temática.

“Ele (o festival) simboliza o nosso crescimento também. A gente vai crescendo junto com o festival e com a cultura. Lembro de quando era mais nova e não tinha esse ‘boom’ que tem agora. E eu acho isso maravilhoso como empreendedora e como amazonense. O boi-bumbá é o nosso carro-chefe”, destacou a empreendedora.

Investimentos no Festival de Parintins

De 2022 a 2024, mais de 340 mil turistas passaram pela Ilha Tupinambarana, durante o período da festa bovina, movimentando mais de R$ 438 milhões. Os números refletem os investimentos do Governo do Amazonas em capacitações, entrega de equipamentos e destinação de recursos.

Na área de sustentabilidade, o ‘Recicla Galera’ foi criado, em 2019, e se consolidou como a maior iniciativa ambiental da festa, incentivando a destinação correta dos resíduos recicláveis e gerando renda para os catadores. O projeto é realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e o Sistema Coca-Cola Brasil. Nas últimas três edições, foram 17.020,88 quilos de resíduos destinados corretamente nas edições do projeto.

Os trabalhadores que fazem a festa acontecer também foram beneficiados com os investimentos, como o ‘Workshop Bem Receber’, que atua, desde 2022, na capacitação de prestadores de serviços turísticos com cursos de recepção e orientação de turistas durante a realização de grandes eventos.

Para os tricicleiros, que conduzem o meio de transporte mais tradicional no período das festas bovinas, os investimentos aconteceram por meio de reformas em 200 triciclos, somando R$ 50 mil, além da entrega de kits personalizados e uniformes.

Pensando na valorização dos profissionais e dos espaços da cidade, o Governo do Amazonas realiza, desde 2022, o projeto ‘Galeria Parintins Cidade Aberta’, em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil.

Ao todo, são mais de 20 murais com assinatura dos artistas da terra dos bumbás Caprichoso e Garantido. Um dos trabalhos de destaque é a fachada do Bumbódromo, do artista Pito Silva, nomeado de ‘Patrimônio em Festa’.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

SSP-AM faz entrega de novas lanchas da PMAM, PC-AM e CBMAM

18 de junho de 2025
Amazonas

Campanha “Faça a Conta. Use GNV” atinge marca de R$ 1 milhão em benefícios concedidos a motoristas

18 de junho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas mantém o funcionamento dos serviços essenciais durante o feriado de Corpus Christi

18 de junho de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de adolescente que desapareceu no bairro Compensa

18 de junho de 2025
Amazonas

João Paulo Ribeiro celebra 40 anos de carreira com show “Na Batida do Remo” no Teatro Amazonas

18 de junho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quarta-feira (18/06)

18 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade