A sessão especial reuniu representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, servidores, pacientes e representantes das organizações da sociedade civil
Foto: Dreyceane Soares/FCecon
A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), foi homenageada, na tarde desta segunda-feira (11/08), em sessão especial, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelos 51 anos de criação da instituição, completados no dia 25 de junho.
A direção da instituição recebeu uma placa pelos serviços prestados à população nestes 51 anos; e 12 servidores foram homenageados com certificados.
Foto: Luís Mansueto/FCecon
Participaram a secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, e representantes dos Poderes Legislativo e Executivo, além de servidores da FCecon, pacientes e representantes das organizações da sociedade civil. A sessão especial na Aleam foi proposta pelo deputado estadual Delegado Péricles.
A secretária Nayara Maksoud destacou o fortalecimento da REDE pública e os avanços no atendimento à população do interior. “Nós temos a nossa missão com a Fundação Cecon para que consiga avançar cada vez mais no diagnóstico precoce, no acesso e para que possamos levar essa missão para quem mais precisa, nos corredores, nas calhas dos rios, fazendo com que a descentralização realmente aconteça”, afirmou a secretária.
Foto: Dreyceane Soares/FCecon
Avanços
O diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, destacou os avanços conquistados pela gestão no hospital, como o fluxo para diagnóstico precoce do câncer de mama, em vigor desde 2022, que agilizou o acesso ao diagnóstico e tratamento da doença.
Mourão também destacou a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu) e o impacto no combate à doença. “As mulheres gastavam, até o ano passado, quatro meses para fazer uma conização no nosso estado. Hoje, elas estão esperando apenas oito dias. O Cepcolu veio para definitivamente mudar a história do câncer do colo do útero no Amazonas”, disse.
Foto: Evandro Seixas/SES-AM
Servidores
Uma das servidoras homenageadas foi a servidora Ana Cláudia Lemos, auxiliar administrativa que atua há seis anos na instituição. “Estou muito emocionada e feliz pela homenagem e pelo reconhecimento. O Cecon é a minha segunda casa”, disse a servidora.
Foto: Evandro Seixas/SES-AM
A instituição
A FCecon foi fundada em 25 de junho de 1974, como Centro de Oncologia (Cecon). Em 1989, a unidade hospitalar foi transformada em Fundação Centro de Controle de Oncologia. Tem em torno de 1.400 servidores, entre estatutários e terceirizados que atuam nas áreas assistencial e administrativa.
Único hospital que oferece tratamento contra o câncer no Estado pelo Sistema Único de saúde (SUS), a FCecon realiza cirurgias, quimioterapia e radioterapia, além de cuidados paliativos e exames. Conta com uma equipe capacitada e apta para desenvolver procedimentos de alta complexidade, atendendo pacientes do Amazonas, de outros estados da região Norte e de países vizinhos.
A Fundação Cecon também realiza estudos na área da oncologia, buscando melhorias na assistência prestada aos pacientes oncológicos.