Governador Wilson Lima fez a entrega de novas cadeiras de roda do tipo universal para pessoas com deficiência inscritas no projeto
Fotos: Mauro Neto / SecomQualidade de vida e acessibilidade fazem parte da vida das famílias beneficiadas com novas cadeiras de roda do tipo universal do projeto “Inclusão sobre Rodas” do Governo do Amazonas. As estruturas foram entregues, na quarta-feira (12/02), pelo governador Wilson Lima, às pessoas com deficiência que precisam desse suporte para a garantia de mais dignidade.
A dona de casa Edileuza Ferreira, 58, mãe da cadeirante Sarah Melo, de 15 anos, disse que esse apoio vai auxiliar nas atividades rotineiras da adolescente. “Ela (filha) está precisando porque estuda, faz fisioterapia e serve para tudo no dia a dia dela. Já fazia um tempo que eu estava na espera. É um sonho realizado”, disse Edileuza, que é moradora do bairro João Paulo, zona leste.
O autônomo Fernando de Oliveira, 63, é pai de dois cadeirantes. Ele expressou emoção ao ver o benefício na vida dos filhos. “Meus filhos caiam muito quando a cadeira (antiga) virava por causa do peso deles; Estou chorando de alegria. Essas cadeiras vão ajudar muito eles a tomar banho, a ir para banheiro e fazer suas necessidades. Agora mudou tudo”, afirmou.
O projeto foi lançado, no ano passado, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e é voltado às pessoas com deficiência inscritas na iniciativa que visa fortalecer as políticas de inclusão e acessibilidade, por meio da aquisição e posterior entrega do equipamento a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Essa é uma determinação do governador Wilson Lima para zerar a fila de cadeiras de roda do Estado do Amazonas. Mas é muito importante ressaltar que não é um programa de capital; no decorrer dos próximos meses, o governador, nas suas viagens ao interior, estará com a equipe da Sejusc e da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência para levar a cadeira de rodas para zerar também no interior”, disse a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.
Foto: Mauro Neto / Secom
Suporte
Para solicitar o equipamento, é preciso um laudo de PcD, não sendo possível participar do programa pessoas com mobilidade reduzida temporária. A inscrição no projeto da Sejusc não impede que o cidadão esteja inscrito em outro programa estadual. No entanto, a PcD que for contemplada em outra iniciativa do executivo estadual não poderá ser contemplada na “Inclusão sobre Rodas”.
A solicitação ocorre de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SEPcD), localizada na rua Marquês de Quixeramobim, 210, bairro Flores. O acesso também é possível com preenchimento de formulário pelo site www.sejusc.am.gov.br.