Comitiva com 19 alunos do CMPM 5 e CMPM 2 busca conquistas em Tóquio com apoio do Governo do Amazonas
FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto EscolarEstudantes amazonenses da REDE estadual de ensino embarcaram, nesta terça-feira (29/07), para Tóquio, no Japão, onde irão representar o estado na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO), que acontece entre os dias 2 e 6 de agosto. Com o apoio do Governo do Amazonas, 11 alunos e três professores, da escola Estadual (EE) Tenente Coronel Cândido José Mariano (CMPM 5), embarcaram nesta madrugada, enquanto oito alunos e três professores do Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Marcantonio Vilaça 2 (CMPM 2) embarcarão amanhã (30/07).
Os alunos, que integram a delegação brasileira que representará o país na competição internacional, foram selecionados após bom desempenho no exame nacional de seleção da AIMO e no International Talent Mathematics Contest (ITMC), realizado em fevereiro deste ano, em Bangkok, na Tailândia. Na ocasião, sete alunos receberam medalhas e outros cinco foram agraciados com Menção Honrosa. Desta vez, para a competição no Japão, o apoio do Governo do Estado garantiu as passagens aéreas dos alunos e o custeio das passagens e diárias dos professores responsáveis, que acompanharão os estudantes durante a viagem.
Confiantes e esperançosos, os estudantes partem para o NOVO desafio com a bagagem cheia dos conhecimentos, adquiridos durante as oficinas de adiantamento de conteúdo e aulas de inglês voltadas para a resolução de problemas matemáticos na língua estrangeira. Para o professor coordenador da disciplina de matemática no CETI Marcantonio Vilaça 2, Wellington Morais, a participação dos alunos nas olimpíadas internacionais tem resultado positivo, também, ao despertar o interesse dos demais alunos da escola nas disciplinas de exatas.
“Estamos indo mais uma vez para a Ásia e Podemos, sim, competir com igualdade com os asiáticos, nosso treinamento tem sido intenso com o professor Thiago e os alunos para que nós possamos competir com os asiáticos, trazer medalhas, que é o nosso objetivo. E representar bem o Brasil, o Amazonas, e a polícia Militar”, ressaltou o coordenador.
Há nove anos, o professor Wellington coordena o projeto “turma Olímpica”, que, com a ajuda dos demais professores, seleciona alunos destaque nas ciências exatas para participarem de aulas voltadas à preparação de estudantes para competição em olimpíadas regionais, nacionais e internacionais. O professor de matemática, Thiago Lacerda, que acompanha os alunos olímpicos, afirma que a experiência vivida na Tailândia trouxe uma nova perspectiva de preparação para os estudantes.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
“Nós descobrimos que não necessariamente você precisa dominar o inglês, mas sim dominar o inglês técnico-matemático específico para essa prova. A gente acaba caindo em uma espécie de decifrar alguns códigos matemáticos que são utilizados no mundo todo, os alunos vão adiantando os conteúdos e a gente vai pegando umas técnicas que já são abordadas com as séries mais avançadas, o que torna os nossos alunos mais avançados, e isso faz eles se tornarem diferenciados”, destacou.
Para a estudante Heloísa Mendonça, 14, do 9º ano, o mundo das olimpíadas de matemática representa um mundo de oportunidades que não podem ser desperdiçadas. “Todos os anos eu venho fazendo novas olimpíadas, todos os anos a escola nos convida para novas olimpíadas, então essa trajetória, que começou no 6º ano, me permite desfrutar dessas oportunidades agora no 9º ano”, afirmou.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
Em busca de medalhas
A presença dos estudantes na AIMO reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a valorização da educação pública e a formação de jovens talentos. A aluna da 1ª série do ensino médio, Beatrix Pizzinato, do CMPM 5, é um exemplo do esforço direcionado aos estudantes que competem nacionalmente buscando medalhas para o estado. Apaixonada pela matemática, Beatrix se sente preparada para representar o Amazonas.
“Eu percebi que a matemática virou algo além da sala de aula para mim quando eu fui premiada na OBMEP pela primeira vez, no 6º ano, e eles me convidaram para um programa de iniciação científica, e lá eu conheci várias pessoas de vários lugares, universitários que me ajudaram e me mostraram que a matemática não está só na escola, que eu posso levá-la para a minha vida”, disse.
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar
Os estudantes participarão das provas no próximo dia 3 de agosto, e retornam para o Brasil nos dias 7 e 8 do mesmo mês.
AIMO
A Asia International Mathematical Olympiad é uma iniciativa conjunta de três das principais instituições internacionais dedicadas ao ensino da matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A competição é realizada anualmente, desde 2012, e reúne mais de 2 mil estudantes de 20 países, do 2º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas.
O objetivo da AIMO é estimular o interesse e o aprendizado da matemática, promovendo, ao mesmo tempo, amizade e cooperação entre adolescentes de diferentes países e regiões.