A Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima conquistou o selo ‘Juntos Pela Vida’, após alcançar 80% dos estudantes com vacinação
FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto EscolarA Escola Estadual (EE) Nossa Senhora de Fátima, no município de Eirunepé (distante 1160 quilômetros de Manaus), foi condecorada com o selo “Juntos pela Vida”, por meio de um certificado, como forma de reconhecimento pelo índice de vacinação infanto-juvenil atingido na unidade de ensino. A escola obteve 80% dos estudantes vacinados sendo a única da Calha do Juruá a alcançar tal feito.
O projeto ‘Juntos pela Vida’ é uma iniciativa do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) que tem por objetivo elevar as taxas de vacinação em todo o Amazonas, protegendo crianças e adolescentes contra doenças graves e preveníveis, e combater a desinformação e os mitos relacionados às vacinas, conscientizando a população sobre sua importância para a saúde individual e coletiva.
A coordenadora da Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Eirunepé, Cristiana Menezes, explicou que a ação, mais que buscar premiação, espera proporcionar um ambiente mais seguro para as crianças do município, contribuindo para uma educação de qualidade.
“De forma bem significativa, os pais entenderam que a vacina salva vidas e esta premiação servirá como incentivo para que outras escolas também consigam o selo e, assim, consigam vacinar mais alunos”, afirmou a coordenadora.
Saúde e Educação
Baseando-se no Calendário de Vacinação do Ministério da Saúde, a unidade escolar, em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), política de parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação que busca promover a saúde e o bem-estar dos estudantes da rede pública de ensino, realizou diversas mobilizações.
A frente da campanha, a assistente social Joziany do Nascimento mobilizou os diretores escolares, pedagogos e professores a estimularem os pais e responsáveis a levarem os filhos para se vacinar. Segundo ela, foram realizadas reuniões com a equipe de saúde do PSE para apresentar o projeto e realizar as ações de vacinação dentro da escola para a atualização das carteiras e verificação das doses da COVID 19.
FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar“A maior conquista, na minha visão, foi ver que os alunos estão imunizados contra as principais doenças que acometem nossa população. É uma iniciativa excelente que aumentou nosso índice no município”, declarou a assistente social.