Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Equipes da Prefeitura de Manaus discutem racismo em ação do programa ‘Saúde na Escola’

27 de novembro de 2024
Compartilhar

Profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus irão discutir o racismo e seus impactos com jovens da zona Leste, em uma ação, nesta quinta-feira, 28/11, na escola municipal Raul de Queiroz, no bairro Cidade de Deus. A atividade faz da iniciativa Estação da Saúde, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e tem o objetivo de reforçar valores como igualdade, empatia e respeito às diferenças entre os alunos da unidade de ensino.

Voltada a adolescentes de 12 a 17 anos, a atividade acontece a partir das 13h e inclui visitação a uma exposição interativa e apresentação de vídeos musicais sobre a questão do racismo, com os temas “Ninguém nasce racista” e “Normal é ser diferente”. Durante a ação, os jovens dialogam e interagem com preceptores, entre eles técnicos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais da Semsa.

Conforme a chefe do Núcleo do PSE, Jailce Dória, esta será a primeira ação do Estação da Saúde a tratar da temática do racismo. O projeto abrange, ao todo, oito estações temáticas, com foco em gravidez na adolescência, dignidade menstrual, alimentação saudável, tabagismo e outros temas, compreendidos nas ações definidas pelos ministérios da Saúde e Educação para serem desenvolvidas pelo PSE.

“Vamos levar a temática do racismo para dentro das escolas, como parte das ações do PSE de prevenção das violências e de promoção da paz e dos direitos humanos. A proposta é fortalecer valores essenciais para uma sociedade mais justa e inclusiva, como igualdade e respeito”, explica a gestora.

Uma das preceptoras da atividade, a técnica do Distrito de Saúde (Disa) Leste da Semsa, Maria Alibia Pessanha Alencar, relata que a abordagem do racismo na ação é direcionada ao público juvenil, feita de forma lúdica e utilizando linguagem clara e simples. Além de vídeos musicais, as equipes vão distribuir material impresso tratando de diversidade, igualdade e combate ao preconceito.

“Vamos levar exemplos de pessoas que sofreram com o preconceito e os impactos negativos na vida delas. O objetivo é que os alunos participem e interajam conosco, percebendo que todos são iguais e entendendo o que é racismo e o quanto ele é ruim para as pessoas”, assinala.

Alibia, que atua no Disa Leste nas áreas de saúde da População Negra, da População Indígena e da População Privada de Liberdade, conta que já tratou de questões indígenas, preconceito e racismo em ações em unidades de saúde, associações e comunidades, mas que está será a sua primeira vez a apresentar o tema no âmbito escolar.

“Estou muito empolgada, é uma experiência nova trabalhar com esse público. Já vinha pensando em falar sobre o racismo em escolas, e a oportunidade veio no PSE. Acho extremamente importante trabalhar esse tema entre alunos, e espero poder fazer isso mais vezes”.

Iniciativa

O Estação da Saúde foi desenvolvido de modo a proporcionar momentos educativos entre estudantes da rede pública e profissionais da Atenção Primária à Saúde, difundindo temas e práticas de saúde diversos. As estações temáticas da ação abrangem os temas Dignidade Menstrual, Relacionamento Abusivo, Alimentação Saudável, Gravidez na Adolescência, Tabagismo, Dengue, Racismo e Paz no Trânsito.

Nas ações da iniciativa, explica Jailce Dória, os estudantes visitam as estações, assistem a vídeos e interagem com os preceptores, dividindo o que aprenderam e o que pensam sobre o tema.

“Eles recebem a gente superbem, ficam interessados e gostam muito de participar. Também aproveitamos para apresentar a eles programas e ações da Semsa relacionadas aos temas trabalhados, a exemplo do ambulatório de tratamento de fumantes, no caso do tabagismo”.

Jailce conta que a iniciativa começou a ser desenvolvida este ano, como estratégia para levar as ações prioritárias a serem trabalhadas pelo PSE às unidades das redes municipal e estadual de ensino. O programa intersetorial reúne uma série de 14 temáticas, a serem trabalhadas em 293 escolas em Manaus, entre municipais e estaduais.

“No último ciclo bienal do programa, que encerrou neste mês, tivemos uma cobertura de 94,88% das escolas que receberam as ações. Isso é importante, pois mostra que as unidades estão cumprindo as metas e assegura que elas recebam recursos do governo federal”, comemora.

Além da Semsa e Semed, o projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU); a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a TV Ufam, por meio do programa de extensão Telessaúde; e a faculdade Martha Falcão – Wyden.

 — — —

Texto – Jony Clay Borges/Semsa

Fotos – Divulgação/Semsa

  

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Interdição temporária em alça superior da avenida Darcy Vargas

19 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus lança projeto para levar arte e cultura para idosos da Fundação Doutor Thomas

19 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus debate ações voltadas às áreas de risco na capital

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura recupera rede de drenagem profunda no bairro Parque 10

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Prefeitura trabalha na recuperação de mais de 100 metros de rede de drenagem profunda no bairro Cidade de Deus

18 de fevereiro de 2025
Manaus

Com apoio da Prefeitura de Manaus, esquenta do ‘Bloco da Cobra Grande’ acontece nesta quarta-feira, 19/2

18 de fevereiro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade