Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Energia do gás natural impulsiona a cultura amazonense

20 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Cigás é apoiadora de mais NOVO projeto do Centro Cultural Casarão de Ideias

FOTOS: Divulgação/Cigás“Lugar para todas as artes” este é o mais recente projeto do Centro Cultural Casarão de Ideias (CCCI). O local é um espaço de difusão de diferentes manifestações artísticas da cultura amazonense e de promoção colaborativa, que funciona no quadrilátero do Teatro Amazonas, no Centro da cidade, e passou, recentemente, a contar com o apoio da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).

Acervo literário para consumo de conhecimento, galeria com exposições, espaço de doação de livros, salas de cinema com filmes nacionais e internacionais a preços populares, livraria, espaço multiuso para shows musicais, espetáculos teatrais e de dança, oficinas artísticas e outras atividades na área de inovação são algumas das atrações do CCCI. O Centro Cultural também proporciona o encontro entre artistas para troca de experiências e contribui para fomentar o empreendedorismo, por meio de loja colaborativa, que disponibiliza aos visitantes itens produzidos por empreendedores locais.

FOTOS: Divulgação/CigásO Casarão recebe, atualmente, média diária de 250 pessoas, de diferentes faixas etárias. Instalado desde 2017, em uma casa centenária com arquitetura de encher os olhos na rua Barroso, o CCCI tem se destacado por contribuir para ressignificar a relação da população com o centro histórico de Manaus. “Fazer com que as pessoas possam ir ao Centro para consumir cultura é muito significativo e simbólico para nós”, afirma o diretor-geral do Centro Cultural, João Fernandes.

Uma parcela significativa dos visitantes é formada pelo público juvenil. Além de estreitar a relação com a arte, a visitação aos espaços e participação nas programações do Casarão têm proporcionado algo a mais: a ressignificação da história dessas pessoas com o próprio Centro de Manaus. “A gente não quer trazer para o Centro só o saudosismo, mas também um pouco dessa juventude que, muitas vezes, não tem uma relação com a nossa história, com a memória do lugar, mas que passa a se conectar a partir dessas novas memórias que o Casarão tem proporcionado”, comenta o diretor.

FOTOS: Divulgação/CigásGraduando de Engenharia da Computação, Matheus Souto, 20 anos, que esteve no CCCI recentemente, disse ter ficado impressionado. Ele conheceu o acervo de livros, disponibilizado aos visitantes para consulta no próprio local, contendo exemplares de diferentes áreas do conhecimento, entre as quais, Comunicação, Marketing, Direito, dança, Teatro e obras literárias de escritores locais, nacionais e internacionais. Também passeou pelas exposições “A Cidade”, a qual tem por objetivo levar o público à reflexão sobre as relações de afeto e novas possibilidades de conexão com os espaços urbanos, e “Máscaras do Mundo”, que visa retratar a diversidade cultural por meio de máscaras usadas em diferentes épocas e contextos.

“Fiquei muito surpreso com o espaço, sendo que foi a primeira vez que visitei, é um local que se mostrou muito criativo, bonito e inspirador”, falou o estudante. Matheus disse que pretende retornar para aproveitar as sessões das salas de cinema, desfrutar da vasta coleção de livros e debater ideias de projetos.

“Lugar para todas as artes”

O projeto “Lugar para todas as artes” visa a manutenção dessas atividades e a realização das edições deste ano dos festivais de rua: “Festival Literário do Centro”, “Te Encontro na Barroso”, “Cine Casarão Festival” e “Mova-se”. Conta com o patrocínio da Cigás por meio da Lei Rouanet.

FOTOS: Divulgação/CigásPara o diretor do Centro Cultural, que teve origem com o grupo de teatro homônimo e neste ano, completa 15 anos – a exemplo da própria Cigás, que chega, em 2025, aos 15 anos de operação comercial -, é muito importante essa relação institucional.

De acordo com ele, a Companhia de Gás do Amazonas fornece um serviço público (de distribuição de gás natural) e entende que, para além disso, há necessidade de retroalimentar as pessoas de outra forma. “É muito importante quando a empresa tem no seu pensamento essa sensibilidade de perceber que a cidade é cosmopolita e cada vez mais, necessita de ações que possam fortalecer outras áreas”, ressalta Fernandes, que complementa: “o gás (natural) da Cigás, a gente também vê na cultura”.

O diretor destaca ainda que essa iniciativa também pode servir para incentivar outras empresas a apoiarem, não somente o Casarão de Ideias, mas também outras iniciativas da cena cultural local e de outros segmentos e assim, retroalimentar essa cadeia. “Isso é muito importante porque fortalece a nossa gente”, conclui.

Para o diretor-presidente da Cigás, Heraldo Câmara, apoiar iniciativas culturais reforça o compromisso da Companhia com a valorização da identidade regional, o fortalecimento da economia criativa e a conexão com a comunidade. “Investimos em projetos que promovem a cultura, contribuindo para um ambiente sustentável e inclusivo, visando impulsionar o patrimônio cultural do estado”, ressalta Heraldo.

Para saber melhor sobre o Casarão de Ideias e sua programação, é só acessar: https://casaraodeideias.com.br/.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Trânsito Seguro: FVS-RCP leva prevenção ao pit stop para motociclistas no Sambódromo de Manaus

31 de julho de 2025
Amazonas

Lançamento do livro “Mulheres em Cena: As Crews de B-Girls no Amazonas” acontece na Galeria do Largo

31 de julho de 2025
Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de homem que desapareceu no bairro Cidade de Deus

31 de julho de 2025
Amazonas

“Esse documento é muito importante para mim”, diz moradora do Conjunto Carlos Braga ao receber título definitivo do imóvel

31 de julho de 2025
Amazonas

Detran-AM e Abraciclo iniciam pit stop educativo para motociclistas nesta quinta-feira

31 de julho de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (31/07)

31 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade