Evento reuniu presencialmente representantes de 61 escolas de Manaus, com transmissão online para o interior do estado
FOTO: Eduardo Cavalcante / Secretaria de educação
A Secretaria de Estado de educação e Desporto Escolar realizou, nesta segunda-feira (09/09), o I Encontro Formativo das escolas em Tempo Integral, com o tema “educação Integral: potencial transformador na garantia do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento integral do estudante”.
O evento contou com a presença de representantes de 61 escolas Estaduais de Tempo Integral da capital, além de transmissão ao vivo para educadores do interior, pelo link https://bit.ly/EncontroFormativo_Tempo_Integral.
Atualmente, a REDE estadual de ensino do Amazonas conta com 122 escolas de tempo integral, que atendem a mais de 46 mil estudantes. O encontro formativo reuniu diretores, pedagogos, professores, coordenadores de área e técnicos da Secretaria, além de representantes do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da educação do Amazonas (UGP-Padeam), Sincroniza educação, Instituto Sonho Grande e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), parceiros na realização da iniciativa.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de educação Integral da Secretaria de educação, Simone Lima, a proposta do evento é fortalecer práticas pedagógicas dessa modalidade de ensino.
FOTOS: Eduardo Cavalcante / Secretaria de educação“Essa modalidade trabalha o aluno em todas as suas dimensões, indo além do currículo básico e possibilitando o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes. Por isso, a relevância de debatermos os ajustes necessários do ensino de Tempo Integral”, destacou a coordenadora.
Atividades desenvolvidas
A programação do encontro incluiu palestras e oficinas temáticas, que abordaram assuntos como gestão do tempo e currículo, práticas pedagógicas inovadoras, papel da equipe escolar na implementação da educação Integral e reflexões sobre responsabilidades e multiplicação dos aprendizados.
Para a gestora da escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, Juliana Paz, a atividade foi uma oportunidade de troca de experiências.“Um evento desse tipo nos permite compartilhar práticas que já aplicamos com sucesso em nossa escola e, ao mesmo tempo, conhecer as experiências de outras unidades. É um espaço de aprendizado coletivo que nos municia de informações e iniciativas para melhor atender nossos alunos”, afirmou a diretora escolar.
O I Encontro Formativo das escolas em Tempo Integral faz parte da trilha Formativa de educação Integral, que tem como objetivo apoiar e qualificar a atuação das equipes técnicas e escolares em todo o Amazonas. Com atividades presenciais e online, a iniciativa segue até o próximo dia 18 de novembro.