A Emenda à Lei Orgânica do Município (LOMAN), de autoria da vereadora Yomara Lins (Podemos), que garante atenção integral à saúde da mulher, com foco em campanhas de prevenção, diagnóstico e tratamento da endometriose foi promulgada nesta sexta-feira (13/12).
A emenda que abrange outras doenças crônicas do sistema reprodutor feminino, acrescenta o parágrafo 5º ao artigo 323 da LOMAN, reforçando a necessidade de políticas públicas voltadas para a saúde da mulher, especialmente no enfrentamento de condições de alta prevalência e impacto social, como a endometriose.
Para Yomara, a promulgação da emenda representa um marco importante para as mulheres da capital amazonense.
“Esta é uma grande vitória para nós mulheres. É um compromisso com o cuidado e a dignidade das mulheres de Manaus. Muitas enfrentam o sofrimento em silêncio devido à falta de diagnóstico ou tratamento adequado, e essa medida vem para mudar essa realidade”, afirmou a vereadora.
Endometriose – A endometriose é uma doença crônica que atinge até 20% das mulheres em idade reprodutiva e entre 30% a 50% das mulheres inférteis, conforme estudos citados na justificativa do projeto. Seus sintomas, como cólicas menstruais intensas, dores durante relações sexuais e infertilidade, comprometem severamente a qualidade de vida das mulheres.
A vereadora também destacou que a iniciativa é fruto de um diálogo constante com especialistas em saúde e com a sociedade civil, que apontaram a urgência de maior atenção às doenças do sistema reprodutor feminino.
“Com essa emenda, reafirmamos o nosso compromisso em construir uma cidade onde as mulheres tenham seus direitos plenamente garantidos, especialmente no acesso à saúde”, concluiu.
Com a promulgação da emenda, a capital dá um passo significativo no cuidado com a saúde da mulher, priorizando a prevenção e garantindo maior qualidade de vida. A medida já está em vigor, consolidando um avanço nas políticas públicas voltadas às mulheres.
Texto: Diego Mesquita – Assessoria de Comunicação de vereadorFoto: Mauro Pereira – Dicom/CMM
Emenda de Yomara Lins que amplia direitos à saúde da mulher com endometriose é promulgada na CMM Câmara Municipal de Manaus.