Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Em São Sebastião do Uatumã, agricultora familiar assistida pelo Idam inicia primeira colheita de café

16 de junho de 2025
Compartilhar

Prevista para acontecer até agosto, a atividade deve resultar em uma tonelada de grãos colhidos

FOTO: Divulgação / Idam

Em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início à colheita de café robustas amazônicos na segunda propriedade integrante do Projeto Prioritário (PP) do Café, uma iniciativa do órgão. Até o fim da atividade, prevista para ocorrer até agosto, deve ser colhida, pelo menos, uma tonelada da semente, o que corresponde a 10 sacas.

No primeiro dia de colheita, que aconteceu na sexta-feira (13/06), foram contabilizadas duas sacas de café, o que corresponde a 100 quilos, segundo a gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes. “O Idam tem acompanhado a agricultora familiar Juliani de Melo Monteiro desde o início da empreitada de difundir a cafeicultura no município e, agora, começamos a colheita na propriedade dela, que tem 0,8 hectare de área plantada”, disse.

A gerente destacou que o processo de colheita envolve um trabalho minucioso. “Essa é uma atividade que requer atenção, pois é necessário identificar os três tipos de café robustas amazônicos — precoce, intermediário e tardio — e separá-los para que os mesmos não se misturem”, pontuou Kerolly, ao acrescentar que a primeira remessa será destinada à participação em um concurso de café e, também, para o atender o mercado local.

FOTOS: Divulgação / IdamBeneficiada com os serviços oferecidos pelo Idam, a agricultora familiar Juliani de Melo Monteiro, destacou a importância da assistência técnica e extensão rural (Ater) recebida para o impulsionamento da produção de café em São Sebastião do Uatumã. “Recebemos todas as orientações necessárias, da etapa do cultivo à colheita e comercialização, que têm sido indispensáveis para que tenhamos êxito na cafeicultura, com foco no aumento de produção e, ainda, de renda”, frisou.

Para viabilizar a produção de café, a agricultora recebeu 50 kits com 30 mudas de cinco clones diferentes, que foram doados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), e distribuídos pelo Idam.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima leva padrão Delphina ao HPS Platão Araújo e apresenta balanço do primeiro mês de novo modelo de gestão com aumento de 49% das cirurgias

18 de agosto de 2025
Amazonas

Envelhecimento digno e saudável é discutido durante a abertura da 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

18 de agosto de 2025
Amazonas

Secretaria de Educação convoca mais 124 candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas

18 de agosto de 2025
Amazonas

CGE-AM recebe Transparência Internacional para alinhar cooperação em obras de infraestrutura

18 de agosto de 2025
Amazonas

Balanço do semestre: Sedurb aponta avanços em habitação, saneamento, iluminação e infraestrutura

18 de agosto de 2025
Amazonas

“Estou muito feliz porque posso voltar a enxergar”, diz paciente sobre cirurgia de catarata que será realizada pelo Governo do Amazonas

18 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade