Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária

25 de agosto de 2025
Compartilhar

Programação começou com módulos teóricos ministrados pelas médicas veterinárias Carolina Bolsanello e Pauline Sperka

Foto: Divulgação/Adaf

Começou, nesta segunda-feira (25/08), o treinamento ‘Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária – Da Notificação ao Encerramento do Foco’, promovido pela Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) com apoio do Ministério da agricultura e pecuária (Mapa). O evento, que vai até sexta-feira (29/08), está preparando aproximadamente cem servidores da autarquia para atuar de forma rápida e eficaz em caso de confirmação de foco da doença no Estado.

O primeiro dia da capacitação teve módulos teóricos ministrados pelas médicas veterinárias Carolina Bolsanello e Pauline Sperka, que atuam, respectivamente, na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

A parte teórica do treinamento segue nesta terça-feira (26/08), no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), bairro Petrópolis, zona sul de Manaus. Assuntos como o papel do Serviço Veterinário Oficial na Contenção de Surtos; destino das aves mortas e resíduos; limpeza e desinfecção e barreiras sanitárias, bloqueios de trânsito e desinfecção de veículos estão na programação.

Foto: Divulgação/Adaf

Nos dias 27 e 28, com turmas revezadas, o treinamento será voltado à prática, com a mestre em saúde Animal Sandy Kelly Souza Marques da Silva, que é professora Acadêmica na Universidade da Amazônia (Unama). Essa atividade acontecerá no laboratório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), bairro Japiim, também na zona sul de Manaus, e inclui orientações de paramentação, coleta de suabes e acondicionamento, identificação e transporte das amostras, entre outras.

As turmas que não estiverem na aula prática terão encontro com as coordenações dos programas ligados à Defesa Animal da Adaf para alinhar ações, tirar dúvidas e sugerir melhorias.

Na manhã do dia 29, a programação será voltada para o Programa Nacional de Combate à Raiva dos Herbívoros e Outras Encefalopatias (PNCRH), com uma conversa com a coordenação e também para a realização de sorologia nos servidores. O exame é importante para avaliação vacinal de pessoas expostas ao risco de infecção pelo vírus da raiva, como é o caso dos profissionais da Defesa Agropecuária.

Foto: Divulgação/Adaf

A coordenadora do Programa Nacional de Sanidade Avícola no Amazonas, Larissa Araújo, destacou que o treinamento era um pleito da área técnica da Adaf desde que a doença começou a se aproximar do Brasil. “Esse treinamento foi pensado para manter nossos servidores confortáveis para atuar nas ações de atendimento a notificações e num possível enfrentamento a um foco da doença. A gente conseguiu trazer colegas de outros estados, que têm uma outra vivência, que já tiveram focos, então a gente espera que os servidores aproveitem e saiam do treinamento seguros para enfrentar a Influenza Aviária”, afirmou.

O superintendente substituto do Mapa, Raphael Mattoso, acompanhou o primeiro dia do treinamento e destacou a importância da iniciativa. “Ter essa oportunidade de receber palestrantes convidados que já passaram pela experiência de saneamento de foco e poder trazer todos os servidores da Adaf para cá é de extrema importância porque a gente vai ter maior segurança de como Agir, mais facilidade para reconhecer os sintomas e, além disso, proteger a população se realmente for uma zoonose. Quanto mais rápida e precisa for a nossa ação, mais seguro é para a população”, ressaltou.

A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade é causada por vírus, com alto índice de contágio e representa uma grave ameaça à avicultura. A doença PODE causar tosse, espirros, secreção ocular e nasal, diarreia, desidratação, apatia, falta de coordenação motora, perda de apetite, inchaços na cabeça e pescoço, hemorragia nas pernas e queda drástica na produção de ovos, além de aumento repentino na mortalidade das aves.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Durante formatura, governador Wilson Lima destaca importância de novos oficiais de saúde para a Polícia Militar

25 de agosto de 2025
Amazonas

Caic TEA José Contente promove Semana do Folclore com atividades culturais e terapêuticas para crianças autistas

25 de agosto de 2025
Amazonas

Secretaria de Estado de Educação participa de 1º Congresso Amazônico de Direito à Educação

25 de agosto de 2025
Amazonas

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição de celulares

25 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

25 de agosto de 2025
Amazonas

Carretas da Saúde vão atender na zona leste de Manaus e em Manacapuru

25 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade