Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Durante fiscalização da Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam e Procon-AM, 4,3 quilos de alimentos impróprios são apreendidos em supermercado

28 de maio de 2025
Compartilhar

Em ação conjunta realizada na terça-feira (27/5), a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Amazonas (CDC/Aleam), presidida pelo deputado estadual Mário César Filho (UB), e o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizaram uma fiscalização em um supermercado localizado na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, zona Oeste de Manaus. A inspeção resultou na apreensão de 4,3 quilos de alimentos impróprios para o consumo.
Durante a ação, foram identificadas diversas irregularidades, como produtos com data de validade vencida, etiquetas remarcadas e sobrepostas, além de dificuldade na leitura de informações essenciais, como data de fabricação e vencimento. Em alguns casos, etiquetas foram utilizadas para ocultar a data de fabricação dos produtos.
Na área de frios, foram encontrados frangos descongelados fora da temperatura adequada, comprometendo a segurança alimentar. Também foram identificadas salsichas sem embalagem a vácuo e latas de ervilha amassadas. O deputado Mário César Filho alertou que esse tipo de dano PODE liberar toxinas prejudiciais à saúde, devido à resina presente no interior das embalagens metálicas.
A fiscalização também constatou a venda de cartelas de ovos com 30 unidades, com validade expirada ainda na própria terça-feira (27/5), disponíveis nas prateleiras sem qualquer sinalização visível sobre o vencimento.
O parlamentar destacou que, de acordo com o artigo 66 do Código de Defesa do Consumidor, fazer ou promover publicidade enganosa ou abusiva é crime, e o estabelecimento PODE ser penalizado com multas e outras sanções administrativas.
“A presença constante dos órgãos de fiscalização é fundamental para garantir que o consumidor tenha acesso a produtos seguros e com informações claras. Toda irregularidade deve ser denunciada”, reforçou o deputado estadual Mário César Filho.
Segundo o chefe de fiscalização do Procon-AM, Pedro Malta, os alimentos apreendidos serão encaminhados à delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon-AM) para as devidas providências.
A ação faz parte da rotina da CDC/Aleam e do Procon-AM, que seguem monitorando os estabelecimentos comerciais em defesa dos direitos do consumidor amazonense.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade propõe protocolo integrado que amplia atendimento a ribeirinhos impactados por cheias e vazantes

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

TV Aleam estreia 5ª temporada do programa Repórter Aleam com especial sobre os 19 anos da Lei Maria da Penha

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

No Dia do Estudante, Assembleia Legislativa do Amazonas destaca avanços na legislação da Casa para proteção da infância e juventude

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Programa Parlamento Jovem recebeu seis escolas nesta semana, na Assembleia Legislativa do Amazonas

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa entrega Título de Cidadão do Amazonas ao coronel Franciney Machado Bó

8 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Sinésio Campos convoca Audiência Pública para debater a aviação regional no Amazonas

8 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade