Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Dr. George Lins elogia iniciativa de proibição de celulares nas escolas e destaca pioneirismo do Amazonas

14 de novembro de 2024
Compartilhar

Em discurso na sessão plenária da quarta-feira (13/11) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Dr. George Lins (União Brasil) ressaltou a recente aprovação de um Projeto de Lei pela Assembleia Legislativa de São Paulo que proíbe o uso de celulares nas escolas públicas e privadas do Estado.
De autoria da deputada Marina Helou (Rede), a proposta, que aguarda sanção do governador Tarcísio de Freitas, busca reduzir distrações e promover um ambiente de aprendizagem mais focado.
Segundo Dr. George, São Paulo segue o exemplo do Amazonas, que implementou medida semelhante em 2007. Na época, a Lei nº 3.198, proposta pelo então deputado Belarmino Lins e sancionada pelo governador em exercício Omar Aziz, proibiu o uso de celulares em sala de aula em escolas do Estado.
“O Amazonas foi pioneiro ao reconhecer os impactos negativos da distração com aparelhos eletrônicos no ambiente escolar, e fico satisfeito em ver que outras regiões do país estão adotando medidas para garantir maior concentração dos alunos”, afirmou o parlamentar.
Números do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes
Dados recentes reforçam o argumento em favor da restrição. No último exame do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), em 2022, verificou-se que alunos brasileiros que limitam o uso do celular a uma hora por dia tiveram melhores desempenhos em Matemática, superando em 49 pontos aqueles que usaram os aparelhos por períodos entre cinco e sete horas diárias.
Além disso, pesquisa da Datafolha aponta que 62% dos pais são a favor de proibir celular nas escolas, com 43% dos pais de crianças com até 12 anos relatando que seus filhos já possuem celulares próprios.
Legislação federal
Para Dr. George Lins, a proposta de uma legislação federal, já em discussão no Congresso Nacional, é um passo importante para uniformizar as regras no país. Ele acredita que uma lei nacional poderia trazer mais segurança e foco no ambiente escolar, contribuindo para a formação de uma geração mais concentrada e produtiva.
“A aprovação de uma lei federal padronizará as regras em todo o Brasil, criando ambientes de aprendizado mais focados e produtivos para os estudantes. Precisamos fortalecer a educação no país e proteger as novas gerações das distrações que comprometem o aprendizado”, disse o líder do União Brasil na Aleam.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Cultura nipo-brasileira é exaltada em lei de Roberto Cidade que reconhece Jungle Matsuri como evento oficial do Amazonas

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Escola do Legislativo da Aleam realiza palestra para estudantes sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel articula expansão da bioindústria em Coari com apoio da Sepror e do Idam

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Em Tonantins, Comandante Dan se depara com a população refém da pirataria dos rios

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan se depara com a falta de infraestrutura digna à população de Santo Antônio do Içá

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

‘Festa de 93 anos de Manacapuru impulsiona economia local e fortalece empreendedorismo popular’, afirma Cristiano D’Angelo

18 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade