Estado zerou fila de mamografias, fortaleceu a rede de proteção contra a violência e investiu em projetos de CT&I voltados às mulheres
Foto: Arquivo/Secom
Durante a gestão do governador Wilson Lima, o Governo do Amazonas tem fortalecido políticas públicas voltadas às mulheres, promovendo avanços na saúde, segurança, qualificação profissional e autonomia financeira. Entre as principais iniciativas estão a ampliação do acesso a exames e cirurgias ginecológicas, a redução histórica da mortalidade materna, e a reestruturação da rede de proteção contra a violência doméstica e investimentos no empreendedorismo feminino.
Segundo Wilson Lima, o estado trabalha de maneira transversal, atuando em diversas frentes para ampliar as políticas públicas para as mulheres. “A atenção à mulher passa desde de formação profissional, com oportunidades através do Cetam, com linhas de financiamento e outras ações do poder público que são importantes, através do Fundo de Promoção Social, da secretaria de Justiça e Cidadania, secretaria de Saúde”, disse o governador.
No combate ao câncer de mama, foi zerada a fila de espera para mamografias, impulsionado pelo atendimento das Carretas da Saúde. Apenas entre janeiro de 2024 e fevereiro de 2025, foram realizados 19.186 exames, beneficiando mulheres da capital e do interior. Além disso, a construção do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu) está na fase final e com a nova estrutura, o número de procedimentos passará de 500 para 2.500 ao ano, prevenindo complicações graves e reduzindo a mortalidade pela doença.
Foto: Arquivo/Secom
Outro avanço foi a intensificação das cirurgias ginecológicas na rede pública estadual. Desde outubro de 2024, a oferta desses procedimentos aumentou, e até fevereiro de 2025, 402 cirurgias foram realizadas.
A Maternidade Ana Braga, referência no atendimento a gestações de alto risco, também recebeu investimentos, com a entrega de mais de 100 novos equipamentos e mobiliários. Além disso, a unidade inaugurou um nov