Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Dia Internacional da Mulher: Amazonas apresenta salto de qualidade na Saúde da Mulher

7 de março de 2025
Compartilhar

Um dos destaques é a redução histórica de 49,2% no índice de mortalidade materna

Foto: Evandro Seixas e Laís Pompeu / Divulgação SES-AM

O ano de 2025 iniciou com um dado importante para a Saúde da Mulher, que merece ser destacado no mês dedicado ao público feminino: a queda histórica de 49,2% no índice de mortalidade materna no Amazonas, em 2024, comparado com 2023. Trata-se do melhor resultado dos últimos dez anos.Outros avanços importantes nessa área, apontados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), são o fim da fila para exames de mamografia na regulação e a entrega, na segunda-feira (10/03), pelo governador Wilson Lima, do Centro Avançado de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero (Cepcolu). A unidade, construída ao lado da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), vai quintuplicar a oferta de conizações, procedimento que trata as lesões antes de se transformarem em câncer de colo de útero.Trata-se de um dos maiores avanços dos últimos tempos para o combate à doença que mais mata mulheres no Amazonas. De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, com a entrada em operação do Cepcolu, a rede de atenção à mulher passa a ter uma unidade de referência para a prevenção e tratamento das lesões que podem evoluir para o câncer de colo de útero. “O Amazonas terá um equipamento de saúde que vai abranger todo o Estado, funcionando como uma referência importante para essa linha de cuidados que tanto nos preocupa. Isso vai nos permitir uma atenção ainda maior e uma resposta mais eficaz à doença”, afirma a secretária.

Foto: Evandro Seixas e Laís Pompeu / Divulgação SES-AM

Sobre a queda na mortalidade materna, a secretária diz que esse resultado está relacionado a uma série de ações e investimentos que vêm sendo executados pelo Governo do Amazonas, desde 2019, para reforçar a rede de assistência materno-infantil. Dentre eles, a melhoria da infraestrutura das maternidades, o aumento da oferta de consultas pré-natal de alto risco nas policlínicas estaduais, qualificação e treinamento das equipes de saúde materno-infantil e adoção de novos protocolos de atendimento.“Graças a esse olhar diferenciado, pudemos promover um cuidado integrado entre o pré-natal habitual e o pré-natal de risco elevado. As grávidas identificadas com risco de complicações recebem atendimento de forma rápida, de maneira que as possíveis situações de agravamento possam ser acompanhadas e tratadas em tempo oportuno, diminuindo e, na maioria das vezes, evitando o risco de complicações que possam evoluir para o óbito materno-fetal”, relata Nayara Maksoud.

Foto: Evandro Seixas e Laís Pompeu / Divulgação SES-AM

A rede estadual conta com três ambulatórios de pré-natal de alto risco – na Maternidade Dona Nazira Daou, na zona norte, na Policlínica Codajás, zona sul, e Ambulatório Araújo Lima, do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV), Centro. Conta, ainda, com reforço do projeto Telemonitoramento de Pré-Natal de Alto Risco no Estado do Amazonas (Telepnar), para monitoramento de gestantes em áreas remotas e o encaminhamento, se necessário, para maternidades de referência em parto de alto risco na rede estadual de saúde.A SES-AM também reativou o Comitê Estadual de Prevenção do Óbito Materno, Infantil e Fetal (CEPOMIF) para investigar casos e prevenir novas ocorrências e implementou protocolo que possibilita o aprimoramento contínuo das práticas assistenciais nessa área. No ano passado também implantou a Rede Alyne, uma atualização da Rede Cegonha, programa do governo federal que visa reduzir a mortalidade materna e infantil, e garantir o cuidado integral a gestantes e bebês.Somam-se às iniciativas, os treinamentos para atualizar e capacitar os profissionais da rede de saúde, assegurando um atendimento mais qualificado e humanizado às gestantes e puérperas em todo o estado.

Foto: Evandro Seixas e Laís Pompeu / Divulgação SES-AM

MamografiaEm 2024, o Governo do Amazonas zerou a fila para realização de mamografia, pelo sistema de regulação. Em um ano, as duas Carretas da Saúde realizaram 19.186 exames de mamografias em Manaus e em municípios do interior.Desde o ano passado, a SES_AM também vem intensificando a realização de cirurgias ginecológicas agendadas. A intensificação prossegue durante todo o mês de março.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Saúde AM Digital foi destaque no 5º Encontro de Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS

18 de julho de 2025
Amazonas

Corrida Rocam Kids e a 2ª Meia Maratona da Rocam estão com inscrições abertas

18 de julho de 2025
Amazonas

Quadrilhas de duelo e danças regionais são destaques na sexta noite de apresentações do Festival Folclórico do Amazonas

18 de julho de 2025
Amazonas

Sejusc e conselho estadual vão promover a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

18 de julho de 2025
Amazonas

Concurso Miss Barbie celebra diversidade e realiza sonhos no Palacete Provincial

18 de julho de 2025
Amazonas

Em Boca do Acre, agricultores familiares e pescadores artesanais demandam R$ 552,6 mil em crédito rural

18 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade