Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Dia internacional da fisioterapia: RespirAR é destaque no combate ao sedentarismo

8 de setembro de 2024
Compartilhar

O programa oferece tratamentos tanto paliativos quanto preventivos por meio da fisioterapia

FOTOS: Divulgação/SedelÉ celebrado neste domingo (08/09), o Dia Internacional da Fisioterapia, e no estado, o RespirAR é referência no combate ao sedentarismo por meio da prática esportiva e reabilitação funcional. Com mais de 359 mil atendimentos realizados, beneficiando mais de 72 mil amazonenses desde o seu lançamento, em agosto de 2021, o programa é reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial da saúde (OMS).

“A fisioterapia é essencial para a reabilitação e a prevenção de doenças, e o programa RespirAR tem sido fundamental para o bem-estar dos nossos cidadãos. Queria agradecer e parabenizar os fisioterapeutas por seu compromisso e dedicação na melhoria da qualidade de vida da população”, declara o secretário de Estado do Desporto e lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

A fisioterapeuta do RespirAR, Cleomira Carvalho, reforça a importância da democratização do programa e como ele é uma ferramenta imprescindível no combate ao sedentarismo, principalmente para o público da terceira idade.

“O RespirAR é um programa que oferece atendimento de fisioterapia e que veio para a população que necessitava destes atendimentos, pois antes nós só tínhamos esse tipo de atendimento na REDE particular. E hoje nós temos essas portas abertas através do SisReg para que os idosos também possam sair do sedentarismo”, comenta Cleomira.

FOTOS: Divulgação/SedelNúbia Malcher tem 58 anos, e é integrante do programa há pouco mais de dois anos no Centro de Convivência da Família Teonízia Lobo. Núbia tem hérnia de disco e um afastamento de bacia, o que impedia ela de praticar exercícios físicos. Após começar a ser acompanhada pelos fisioterapeutas do RespirAR, ela passou a ter uma rotina mais saudável, que inclui até caminhadas.

“O afastamento da bacia é o que não me permitia andar, pois quando eu ia fazer determinados movimentos, tocava um osso no outro e doía bastante. Então eu fiquei muito tempo sentindo muitas dores nas minhas pernas, no meu pé. Mas hoje em dia eu já caminho dois quilômetros para ir e voltar da minha casa e até a ginástica no Teonízia Lobo”, afirma a integrante do programa.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sistema Paredão: Em 30 dias de operação com viaturas integradas, 21 veículos com restrição de roubo ou furtos são recuperados em Manaus

21 de agosto de 2025
Amazonas

No Dia Nacional da Habitação, Governo do Estado destaca avanços com o Amazonas Meu Lar

21 de agosto de 2025
Amazonas

Evento internacional apoiado pelo Governo do Amazonas discute pesquisas e tratamentos de acidentes com animais peçonhentos

21 de agosto de 2025
Amazonas

FCecon informa como fazer para receber atendimento no Cepcolu

21 de agosto de 2025
Amazonas

Experiências turísticas do Amazonas ganham destaque no Salão do Turismo, em São Paulo

21 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, nesta quinta-feira (21/08)

21 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade