O deputado estadual Mário César Filho (UB) reafirmou seu compromisso com a inclusão e o atendimento especializado às famílias atípicas ao relembrar o seu Requerimento nº 4631/2023, que solicitava a construção da Casa Azul, centro de referência voltado ao atendimento de autistas, pessoas com Síndrome de Down e Deficiências Intelectuais.
Em resposta ao pedido, o governador Wilson Lima (UB) anunciou nesta semana, a ampliação do atendimento a autistas nos Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAICs), garantindo mais suporte às famílias que necessitam desses serviços essenciais.
“Estamos avançando no atendimento especializado para crianças e adolescentes com autismo no Amazonas. A ampliação do serviço nos CAICs é um passo importante para garantir que essas famílias tenham mais acesso e suporte adequado”, destacou o governador Wilson Lima.
Compromisso com as famílias atípicas
O deputado reforçou que a luta por mais estrutura e atendimento humanizado continua garantindo que pais e responsáveis de crianças autistas e com deficiência intelectual tenham mais acesso a serviços especializados.
“Solicitei a construção da Casa Azul para garantir um espaço especializado e acessível para autistas e PCDs. Fico feliz em ver que o governo respondeu de forma grandiosa, ampliando os atendimentos nos CAICs. Essa é uma conquista para as famílias atípicas, que enfrentam tantos desafios diários. Mas ainda há muito a ser feito. Seguimos firmes na luta pela inclusão e por mais políticas públicas que garantam dignidade e respeito a essas pessoas”, afirmou Mário César Filho.
O deputado também relembrou outros requerimentos e Projetos de Lei de sua autoria que visam melhorar a qualidade de vida das famílias atípicas, incluindo a CIPTEA Digital, a garantia de dois acompanhantes para autistas em unidades de saúde e ações para facilitar o acesso a diagnósticos e terapias. Além do último propõe mudanças na Lei nº 6.458/2023 para assegurar que as forças de segurança do estado estejam preparadas para abordar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) de maneira adequada.
Mário César Filho ressaltou que essa ampliação do atendimento é um passo importante, mas que continuará trabalhando para garantir a concretização de novos projetos voltados para a inclusão social e a melhoria dos serviços oferecidos às famílias atípicas no Amazonas.
“A luta continua, mas a conquista já começou!”, finalizou o deputado.