Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputado Felipe Souza destaca avanços com uso de reconhecimento facial na segurança pública do Amazonas

18 de junho de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Felipe Souza (PRD) destacou, na tribuna do plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a importância do uso da tecnologia de reconhecimento facial no combate à criminalidade no estado. A implementação do sistema integra o Programa Amazonas Mais Seguro e avança com o lançamento da segunda etapa do Sistema Paredão, realizada pelo governador Wilson Lima, com a instalação de 650 câmeras em pontos estratégicos da capital amazonense.
A nova fase do programa prioriza áreas de grande circulação, como centros comerciais, terminais, delegacias e hospitais, e busca ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança por meio da identificação de foragidos e da prevenção de crimes em tempo real. As câmeras estão conectadas ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), com apoio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).
A iniciativa também inclui uma parceria inédita com o setor privado, permitindo a integração dos sistemas de vigilância de lojas, shoppings, supermercados, condomínios e até ônibus do transporte coletivo à rede estadual de monitoramento.
Felipe Souza é autor de diversos indicativos que reforçam o uso dessa tecnologia como ferramenta estratégica de segurança. Entre os principais estão o Requerimento nº 1692/2024, que sugere ao Governo do Estado a implantação de tecnologia de reconhecimento facial em locais de grande movimentação, e o Requerimento nº 3050/2024, que solicita a instalação do Sistema Paredão nas rodovias AM-070 (Manoel Urbano) e AM-010.
Além disso, o parlamentar destinou emenda que viabiliza a celebração de convênio entre a Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e o Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte (ITN) para a aplicação do sistema de reconhecimento facial em escolas públicas da rede estadual.
A medida visa reforçar a segurança nas instituições de ensino, com controle de acesso, identificação de alunos e prevenção de ocorrências como invasões e ataques.
“Desde o início do nosso mandato, defendemos o uso de tecnologia para proteger nossa população. A inclusão do reconhecimento facial no Sistema Paredão é fruto de um esforço conjunto, e fico muito feliz em ver que indicativos de nossa autoria estão sendo transformados em ações concretas. Estamos avançando para um Amazonas mais seguro, moderno e eficiente no combate ao crime”, destacou o deputado Felipe Souza.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Em reunião com moradores de Presidente Figueiredo, Roberto Cidade confirma início das obras da Rodovia AM-240 após sua articulação

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas destaca ações de combate ao bullying e à homofobia

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Assistência Social e Trabalho da Aleam divulga balanço do primeiro semestre de 2025

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Segurança Pública da Aleam apresenta balanço das atividades do primeiro semestre de 2025

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Delegado Péricles destaca resultados do Cepcolu e reforça compromisso com a saúde da mulher no Amazonas

10 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Lei de Carlinhos Bessa reforça importância da prevenção à saúde dos olhos

10 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade