Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputado Cristiano D’Angelo propõe lei para tornar Boa Vista do Ramos a ‘Capital Amazonense do Mel’

7 de abril de 2025
Compartilhar

O deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) protocolou, na última quarta-feira (2/4), Projeto de Lei (PL) que visa conferir ao município de Boa Vista do Ramos, o título de “Capital Amazonense do Mel”, em reconhecimento à sua significativa produção de mel de abelhas nativas e à sua relevância econômica e social para o setor.
Ciente do destaque de Boa Vista do Ramos no cenário estadual, o parlamentar ressalta que a expressiva produção de mel de abelhas sem ferrão do município é considerada uma das maiores e de melhor qualidade, dessa categoria, em todo o Brasil. Além disso, o município possui condições climáticas e ambientais favoráveis à meliponicultura, praticada no território por trabalhadores que, ao longo de décadas, desenvolveram grande habilidade no manejo dessas abelhas.
De acordo com o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da agricultura no Amazonas, Vinicius Picanço, Boa Vista do Ramos é o maior expoente da meliponicultura no Amazonas e o mel de abelhas nativas, oriundo desse município, é destaque no mercado por sua excepcional qualidade e pela singularidade da sua produção. O representante acrescenta, ainda, que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) deverá conceder, muito em breve, registro de indicação geográfica para o conhecido “Mel de Boa Vista do Ramos”.
“A iniciativa do deputado Cristiano D’Angelo é muito bem-vinda. Essa titulação irá trazer o reconhecimento merecido para o município de Boa Vista do Ramos, especialmente para aquelas famílias de meliponicultores que se dedicam a essa atividade tão bonita e importante”, frisou o chefe da DDR-AM.
Cristiano D’Angelo justifica que o Projeto de Lei tem o objetivo de valorizar a atividade de produção de mel de abelhas sem ferrão desempenhada na localidade e fomentar as políticas públicas voltadas ao setor, incentivando investimentos, pesquisas e inovações.
O parlamentar ainda destaca que Boa Vista de Ramos possui centenas de colônias nativas de abelhas sem ferrão, o que reforça o protagonismo do município na preservação ambiental e na manutenção da biodiversidade da região, uma vez que a polinização realizada é essencial para o equilíbrio ecológico.
“Esse título servirá como um instrumento de promoção e visibilidade para o município, impulsionando ainda mais o desenvolvimento sustentável da meliponicultura e fortalecendo a identidade regional”, concluiu o deputado.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Representante da Calha do Madeira, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Novolindense

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca importância de investimentos no setor primário durante entrega de equipamentos pelo Governo do Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade anuncia emendas para o setor primário durante entrega de insumos e implementos agrícolas

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Última pauta de tramitação da semana na Aleam inclui PLs sobre educação digital, valorização profissional e voluntariado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas apresenta matérias legislativas que incentivam a reciclagem no Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Legislação do Amazonas foca em primeiros socorros para salvar vidas em escolas

14 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade