Os novos condutores atuarão na capital e no interior
FOTOS: Divulgação/CBMAMO Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) concluiu, nesta sexta-feira (10/01), o Curso de Condutor e Operador de viaturas de grande porte para 38 militares da corporação. A capacitação teve início no dia 6 deste mês de janeiro e a turma foi composta por bombeiros que integram as escalas de serviço da capital e de municípios do interior, onde são utilizados os caminhões de combate a incêndio.
De acordo com o comandante-geral do CBMAM, coronel Orleilso Muniz, o curso é de fundamental importância neste momento em que a corporação tem se empenhado na aquisição de mais viaturas de combate a incêndio. Ele pontua também que a turma e composta em sua maioria por soldados recém-formados.
“Estamos trazendo essa capacitação para os nossos soldados habilitados para dirigir veículos pesados. Esse curso é de suma importância para que eles saibam conduzir o veículo em grandes ocorrências vielas. Além de também entenderem os mecanismos para operar as bombas de água para sucção de manancial e calcular a vazão de água necessária de acordo com ocorrência”, explicou coronel Orleilso Muniz.
Durante as aulas práticas eles tiveram instruções como manobras de risco em áreas de difícil acesso, sucção de manancial, abastecimento de emergência em hidrantes, e cálculos de vazão de água para as mangueiras de combate a incêndio durante ocorrência.
Encerrando o período de treinamento, a turma realizou nesta sexta-feira, o simulado de ocorrência real com obstáculos de percurso, no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, no bairro Petrópolis, zona sul da capital. A partir do término do curso, os bombeiros passarão a atuar como condutores dos caminhões de combate a incêndio na capital e no interior do estado.
Investimento em novas viaturas
Ao longo de 2024, o Corpo de Bombeiros fez a aquisição de 28 novas viaturas de combate a incêndio e salvamento. Os veículos estão sendo usados pelas guarnições de serviço da capital e do interior e, ao longo do segundo semestre, foram empregadas nas Operações Aceiro e Céu Limpo, que combateram os incêndios no Amazonas.