O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ingressou com uma Ação Civil Pública (ACP), nesta quinta (13 de fevereiro), onde pede pela suspensão do aumento da tarifa de ônibus em Manaus. O vereador do PL, Coronel Rosses, se posicionou favorável à ação.
Segundo o órgão, a ação com pedido de suspensão ocorre devido à falta de transparência na justificativa, por parte da Prefeitura de Manaus, acerca do reajuste tarifário.
Rosses afirmou que vai continuar fiscalizando todas as irregularidades na capital para evitar que a população seja prejudicada.
“Nós fizemos um vídeo denunciando esse aumento da passagem para R$5 e pedi informações da Prefeitura sobre isso. O Ministério Público se manifestou sobre o aumento da passagem de ônibus. Isso é uma vitória para a população. Juntos podemos fazer a diferença e lutar por uma Manaus mais justa e transparente”, declarou o parlamentar.
A ação do MP-AM solicita que a Justiça suspenda o reajuste até que os estudos técnicos e financeiros sejam divulgados de forma transparente. O órgão também pede a aplicação de multa diária de R$ 100 mil ao município de Manaus e ao Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) em caso de descumprimento.
Caso a liminar seja concedida, o aumento da tarifa poderá ser barrado antes de entrar em vigor.
Texto: Gabriele Moura (assessoria de imprensa do parlamentar)
Coronel Rosses apoia ação do Ministério Público contra aumento da passagem de ônibus em Manaus Câmara Municipal de Manaus.