Festival de Férias celebra arte, cultura e educação para crianças e famílias
FOTO: Alonso Júnior /Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Palacete Provincial foi o ponto de encontro para dezenas de visitantes, na tarde de quinta-feira (09/01), durante a abertura do Festival de Férias 2025, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Das 14h às 17h, o espaço histórico recebeu famílias e turistas com uma programação especial que uniu arte, história e educação em um ambiente acessível e gratuito.
Com atividades voltadas para o público infantil, de 6 a 12 anos, o evento inaugurou oficialmente as ações de férias nos espaços culturais do Estado. A programação no Palacete incluiu visitas guiadas, uma oficina de artes visuais voltada para as crianças e uma celebração especial em homenagem ao Dia do Fotógrafo, comemorado no dia 8 de janeiro.
Dia do Fotógrafo
FOTO: Alonso Júnior /Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Um dos momentos mais marcantes da tarde foi a atividade em celebração ao Dia do Fotógrafo, na qual as crianças puderam aprender mais sobre fotografias, tipos de câmeras e até visitaram a exposição de Silvino Santos, renomado fotógrafo e cineasta luso-brasileiro do início do século 20. Durante as visitas guiadas, os participantes tiveram a oportunidade de explorar os corredores do Palacete Provincial e conhecer curiosidades sobre o uso da fotografia para registrar a história da cidade de Manaus e do próprio espaço cultural.
Arte e criatividade para crianças
Enquanto os adultos exploravam o acervo histórico e fotográfico, as crianças se dedicavam a dar vida à criatividade na Oficina de Artes Visuais. Durante a oficina, os pequenos participantes esbanjaram noções básicas de composição, formas e cores, criando obras únicas que foram expostas ao final do evento em uma mostra coletiva, que permanecerá em exibição no Palacete Provincial durante todo o mês.
Priscila Ketlin, mãe de Ana Lara, de 10 anos, destacou a importância das ações educativas para o desenvolvimento das crianças. “Agora nas férias, a gente fica procurando locais para levar as crianças, mas eu sempre dou preferência para lugares que possam agregar no conhecimento dela”, afirmou.
Ela também reforçou como o festival foi uma oportunidade para enriquecer o aprendizado da filha. “Essas experiências educativas ajudam a ampliar o olhar dela e estimulam conversas importantes em casa. É um aprendizado que vai além do que ela encontra nas telas”, avaliou.
FOTO: Alonso Júnior /Secretaria de Cultura e Economia Criativa
“Eu descobri o Festival de Férias através do Instagram. Apareceu uma postagem sobre a divulgação e, assim que vi, marquei no meu despertador para lembrar no dia e conseguir a vaga dela. Graças a Deus, consegui para dois dias porque é muito bom!”, contou Priscila de como descobriu o evento e a alegria de garantir a vaga da filha.
Lazer educativo
O Festival de Férias no Palacete Provincial marca o início de uma série de eventos que acontecem em janeiro nos principais espaços culturais do Amazonas. A ação tem como objetivo oferecer opções de lazer educativo para as famílias durante o período de recesso escolar, contribuindo para a ocupação dos equipamentos culturais do Estado e estimulando o acesso à arte e à cultura.
Para Ricardo Lopes, gerente da Central de Artes e Educação da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o Festival reflete o compromisso do Governo em tornar a cultura acessível a todos. “Queremos que os espaços culturais sejam aproveitados pela população. O Festival de Férias é uma forma de abrir portas, oferecendo atividades gratuitas e inclusivas, que unem educação, cultura e lazer “, ressaltou.
FOTO: Alonso Júnior /Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Próximas ações
A programação do festival continua nesta sexta-feira e no sábado (10 e 11/01), das 14h às 17h. Com início no Centro Cultural Palácio da Justiça na sexta-feira (10/01), os visitantes poderão participar de oficinas e realizar uma visita guiada ao palácio, explorar a Galeria do Largo e visitar a exposição “Olho Mágico”, durante uma oficina na Casa das Artes.
FOTOS: Alonso Júnior /Secretaria de Cultura e Economia CriativaNo sábado (11/01), a programação se repete, mas com um novo atrativo: uma apresentação teatral no Teatro Gebes Medeiros, às 16h. A peça intitulada “Rosalinda – Cobra Encantada” é uma contação de histórias sobre uma mãe e uma filha, que moram em uma comunidade muito distante no interior do Amazonas e têm desejos de vida diferentes.