Em visita ao município de Manicoré, no Sul do Amazonas, na calha do Rio Madeira, a 332 km em linha reta de Manaus e a 1.254 km por via fluvial, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) presidente da Comissão de Segurança Publica, Acesso à Justiça e Defesa Social (Cspjd), realizou audiência na última quinta-feira (3) para ouvir os anseios da população. A região já é marcada por ocorrências ligadas ao narcotráfico, à pirataria dos rios e ao garimpo ilegal.
“Temos feito, enquanto Comissão, muitas ações no interior, principalmente focando a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), que qualifica o município a ter projetos próprios financiados pelo Ministério da Justiça. A audiência em Manicoré teve uma adesão muito expressiva da população, não apenas em frequência, com um público que superou 300 presentes, mas sobretudo com uma audiência participativa. Isso mostra que segurança é uma das prioridades da população, que enfrenta problemas que marcam a região Sul do estado, relacionados à ação do crime organizado. Percebemos inclusive que falta um certo diálogo entre os diferentes atores do sistema de segurança e a população”, declarou o parlamentar.
Já de volta a Manaus, as demandas recolhidas durante a audiência serão encaminhadas às autoridades a que se relacionam e servirão de subsídios para a elaboração de projetos de lei, segundo o Comandante Dan.
“Aproveitaremos o recesso para estreitar a relação com o interior e realizaremos novas audiências a partir do próximo dia 13 de julho”, finalizou.
Visita às instalações das forças de segurança
O deputado Comandante Dan esteve, desde o dia 28 de junho, em 13 municípios e visitou delegacias, quartéis e unidades de bombeiros e brigadistas.
“Sempre me refiro às delegacias do interior como bombas-relógio, pelas condições precárias e pela presença de presos custodiados, o que fere inclusive à lei orgânica das polícias civis e coloca policiais e cidadãos em risco. Mas dessa viagem trago um registro muito bom. Visitamos a unidade do Corpo de Bombeiros do município de Ipixuna, onde conferimos as atividades iniciais do pelotão e conversamos com representantes da segurança pública, reforçando nosso compromisso com a valorização desses profissionais. Trago de lá a melhor impressão possível”, revelou o deputado.
A Lei Estadual do Amazonas nº 6.987/2024, que cria brigadas de combate a incêndios no interior, é de autoria do deputado Comandante Dan.
A normativa estabelece a dinâmica de implantação dos grupamentos e brigadas, além de um sistema de informação, comunicação e monitoramento das ocorrências de sinistros.
A partir dia 10 de julho, o deputado deverá embarcar em uma viagem de Tabatinga (1.110 km de Manaus) até Manacapuru (98,8 km da capital), percorrendo o Rio Solimões em 21 dias.