Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Combate ao feminicídio será tema de debate na Escola do Legislativo da Aleam em agosto

31 de julho de 2025
Compartilhar

O combate ao feminicídio será tema de debate na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da escola do Legislativo Senador José Lindoso, com o programa “Educando pela Cultura”.
O evento, que terá como temática “Uma discussão sobre a violência contra a mulher, da origem ao feminicídio”, será realizado no dia 20 de agosto, às 9h, no auditório Senador João Bosco. O público-alvo são estudantes universitários.
Entre as debatedoras estarão a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM), Maria Auxiliadora Brasil; a psicóloga, professora e mestre Luziane Varella (Faculdade Nilton Lins); a doutora Leda Mara Nascimento Albuquerque, do Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM); e a professora PhD Lidiany Cavalcante (Faculdade Nilton Lins).
Desde a aprovação da lei que tipificou o crime de feminicídio, há dez anos, o Brasil já registrou pelo menos 11.882 vítimas, segundo dados atualizados até janeiro de 2025, fornecidos pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da justiça e Segurança Pública (Sinesp).
Segundo a coordenadora do Núcleo de educação e Pesquisa em direitos humanos da escola do Legislativo, Jacy Braga, o mês de agosto será dedicado à discussão sobre o combate à violência contra a mulher, tendo como destaque o Dia Nacional de Combate ao feminicídio, celebrado em 29 de agosto.
“Neste mês, a atividade do Educando pela Cultura será voltada para a temática do feminicídio. O Anuário da violência mostra o crescimento dos casos de violência contra a mulher. A cada duas horas, uma mulher é morta no Brasil. O número de casos de violência sexual também aumentou, sendo que a faixa etária mais afetada é a partir dos 13 anos, principalmente meninas negras e com baixa escolaridade”, alertou.
Jacy Braga acrescentou que mais de 76% das vítimas vivem em situações de vulnerabilidade emocional, financeira, social e, em alguns casos, psicológica.
“Há também um número significativo de vítimas de violência sexual na terceira idade. Quando analisamos o mapa das dez cidades com maior índice de feminicídios e estupros, percebemos que são localidades onde houve maior flexibilização para a aquisição de armas de fogo. O que está acontecendo no país é um retrocesso cultural. Estamos regredindo a um estado mais primitivo, onde o espaço para o diálogo dá lugar à agressividade”, concluiu.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Lei de deputado Roberto Cidade dá visibilidade à Atrofia Muscular Espinhal, doença rara que afeta 1 em cada 10 mil crianças

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel cumpre agenda institucional em Fonte Boa e destaca investimentos em habitação, esporte e cultura

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Mário César Filho realiza caminhada de prestação de contas no Coroado, zona Leste de Manaus

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

No ‘Agosto Lilás’, Aleam reforça compromisso no combate à violência contra a mulher

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Começam as eleições da 17ª edição do programa Parlamento Jovem

1 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso homenageia general Costa Neves com o Título de Cidadão do Amazonas

1 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade