O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) recebeu nesta quarta-feira (26/2), uma comissão dos concursados aprovados no concurso para soldado da Polícia Militar. Eles reivindicam o chamamento de 500 aprovados no último concurso, para que se concretize uma promessa do governador Wilson Lima. A reunião foi sob a jurisdição da Comissão de Segurança Pública, Acesso à Justiça e Defesa Social, presidida por Comandante Dan. Também estiveram presentes o deputado Felipe Souza (PRD), líder da bancada do governo no Legislativo, e Wilker Barreto (Mobiliza).
“Os aprovados argumentam muitas coisas, a principal delas que o governador havia prometido chamar mais mil concursados, mas só convocou 500. Também alegam que todos estão homologados e aptos a realizar o curso. Pessoalmente, entendo a ansiedade deles por trabalho. Muitos são do interior, outros tantos deixaram seus empregos. Eles reivindicam algo justo e bom, tanto para eles, quanto para a sociedade”, afirmou o Comandante Dan.
O deputado afirma, que a PM possuía mais de 10 mil policiais entre 2008 e 2011 e atualmente trabalha com 8,5 mil, dos quais apenas 4 mil estão disponíveis ao serviço operacional.
Para ele, isso revela a total falta de condições necessárias aos trabalhos da segurança pública.
“O serviço de policiamento é trabalhado por escala. Imagine que são necessários policiais para o patrulhamento de 62 cidades do Amazonas. Imagine que há uma previsão de 15 mil profissionais necessários ao bom desempenho dos serviços da PM e que, na prática, apenas 4 mil estão disponíveis. Alguém pode negar que é necessária a contratação de policiais?”, enfatizou Dan Câmara, que é policial militar da reserva.
Durante a reunião, a comissão de concursados ficou de apresentar um documento com as reivindicações e as considerações que cabem ao pleito. Uma nova reunião será realizada no dia 10 de março próximo.