Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan fala que gestores precisam mudar o entendimento sobre segurança pública

14 de novembro de 2024
Compartilhar

O deputado estadual Comandante Dan (Podemos) usou do tempo de tribuna na sessão ordinária do parlamento desta quinta-feira (14/11), para pontuar questões sobre a condução das ações sobre segurança pública. Para ele, que é policial militar da reserva, as autoridades públicas, em todos os níveis e esferas, precisam romper com paradigmas e entender segurança pública a partir de uma nova ótica, para obtenção de resultados efetivos.
“A segurança pública está indo de mal a pior. Estamos correndo atrás de bandidos, sendo apenas reativos, enxugando gelo. Segurança pública não se faz apenas com a força policial. Mobilidade urbana, infraestrutura, trabalho e renda são ações preventivas e muito mais eficazes à segurança dos cidadãos”, afirmou o parlamentar.
Dan Câmara fez referência aos municípios, dizendo que eles precisam integrar o Sistema Único de Segurança Pública, mas com a correta noção do papel das cidades no contexto da ordem pública. Para ele, há visões distorcidas e que podem resultar em sobreposições de ação, gastos desnecessários e ineficácia.
“Vejo uma apologia ao armamento excessivo das guardas municipais, quando elas sequer têm a seleção e a qualificação necessária. A guarda civil metropolitana não é uma nova polícia militar, mas uma força complementar e pode ser muito eficiente, dentro de um planejamento proativo. Antecede a isso itens como uma boa iluminação pública, terminais de ônibus preparados para oferecer segurança e abrigo aos usuários, integração dos sistemas de monitoramento e controle e todas as ações de Defesa Social cabíveis”, declarou Câmara.
O deputado afirmou que o município precisa conversar com o Estado e que os centros de coordenação, comando e controle municipal e estadual devem interagir. Ele considera que sem uma ação integrada entre as diferentes esferas de poder não se obterá um resultado satisfatório.
“Falamos de segurança pública e não vejo ninguém lembrar que tudo precisa começar pelas fronteiras, portas de entrada das facções criminosas transnacionais e do narcotráfico. Para um efetivo controle da faixa de fronteira precisamos obrigatoriamente da participação da União e das Forças Armadas. Sem essa barreira à entrada do crime organizado, apenas permaneceremos enxugando gelo”, finalizou o Comandante.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Cultura nipo-brasileira é exaltada em lei de Roberto Cidade que reconhece Jungle Matsuri como evento oficial do Amazonas

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Escola do Legislativo da Aleam realiza palestra para estudantes sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel articula expansão da bioindústria em Coari com apoio da Sepror e do Idam

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Em Tonantins, Comandante Dan se depara com a população refém da pirataria dos rios

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan se depara com a falta de infraestrutura digna à população de Santo Antônio do Içá

18 de julho de 2025
Legislativo Estadual

‘Festa de 93 anos de Manacapuru impulsiona economia local e fortalece empreendedorismo popular’, afirma Cristiano D’Angelo

18 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade