Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan destaca que o desenvolvimento e a preservação da Amazônia devem obedecer à legislação vigente e aos interesses da população local

4 de agosto de 2025
Compartilhar

Após 21 dias em viagem fluvial pela calha do rio Solimões, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) visitou, no domingo (3/8), os municípios de Santa Isabel do Rio Negro (630 quilômetros de Manaus) e Barcelos (405 quilômetros). O parlamentar participou de reuniões com lideranças da pesca e representantes das forças de segurança pública.
Nesta segunda-feira (4/8), a agenda segue na calha do rio Negro, com visita a São Gabriel da Cachoeira (856 quilômetros). Na terça-feira (5), o deputado deve participar da retomada dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) para o segundo semestre.
Comandante Dan ressaltou que, embora os municípios do interior do Amazonas apresentem problemas semelhantes relacionados à qualidade de vida e ao desenvolvimento socioeconômico, cada um possui particularidades que precisam ser consideradas:
“Durante o recesso, estive nas calhas dos rios Juruá, Purus e Madeira de forma breve. Passei mais de 20 dias embarcado pelo Solimões, visitando todos os municípios e 42 comunidades rurais. Agora estou na calha do rio Negro. Observamos problemas de acesso à água potável, comprometimento dos recursos hídricos pelo garimpo ilegal de ouro e contaminação por mercúrio; porém, as questões de segurança pública aqui são diferentes. Há uma grande população indígena e um forte movimento econômico associado à pesca esportiva, hoje o principal polo do país. É necessário que as ações dos Executivos, em todas as esferas, não contrariem os interesses reais da população da região”, disse.
Em 2024, o Amazonas registrou mais de 13 mil casos de malária. Santa Isabel do Rio Negro possui alta incidência, sendo, ao lado de São Gabriel da Cachoeira e Barcelos, responsável por parcela significativa dos registros, sobretudo no Alto Rio Negro. Em 2018, a situação foi tão crítica que o Governo do Estado decretou emergência nos três municípios.
A segurança pública também preocupa devido ao avanço de organizações criminosas oriundas da fronteira com Colômbia e Venezuela. Segundo o deputado.
“Embora os índices de narcotráfico e pirataria sejam maiores na calha do Solimões, já há ocorrências no rio Negro, o que alerta pela presença de povos originários, com terras invadidas pelo narcogarimpo,  e do polo turístico de pesca esportiva em Barcelos, atividade que mais gera emprego e renda no município. Qualquer ocorrência envolvendo turistas PODE gerar repercussão internacional negativa e comprometer, em meses, um trabalho construído ao longo de uma década”, disse.
Informações da equipe do parlamentar indicam que Santa Isabel do Rio Negro dispõe apenas de seis policiais militares, um delegado, um escrivão e quatro investigadores, realidade semelhante à de Barcelos.
O deputado avaliou que se somar os efetivos de Santa Isabel, Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, não chegam a 200 policiais militares.
“Não dispomos de lanchas ou combustível para patrulhamento fluvial. Precisamos de um plano estratégico que contenha o avanço do crime organizado, com fortalecimento das bases fluviais estaduais, tecnologia, mobilidade aquática e efetivo adequado”, analisou.
Em Barcelos, representantes da pesca e o prefeito manifestaram preocupação com a possibilidade de demarcação de até 85% do território do município como Terra Indígena (TI), o que PODE impactar cerca de 40 atividades da economia local, incluindo a pesca esportiva.
“A demarcação indígena é uma garantia constitucional, mas precisa ser amplamente debatida para evitar prejuízos à pesca esportiva, atividade que devolve as matrizes de tucunaré aos rios e movimenta a economia do município. É um desafio que envolve a bancada do Amazonas no Congresso Nacional e o Governo do Estado”, finalizou.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade destaca importância da garantia da terra ao cidadão durante encerramento da ‘Semana Solo Seguro’, do Poder Judiciário

29 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas propõe matérias contra desnutrição infantil com legislações inovadoras

29 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, Aleam faz balanço de matérias voltadas ao enfrentamento do tabagismo

29 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Cabo Maciel cumpre agenda parlamentar em Humaitá com foco em educação, saúde, segurança e inclusão social

29 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan percorre as calhas do Negro e do Juruá

29 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade destaca contribuições do ministro Mauro Campbell e do juiz Lizandro Garcia para o Judiciário brasileiro, durante outorga da Medalha Ruy Araújo

28 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade