Após uma viagem de 5 dias a 12 municípios de diferentes microregiões do Amazonas, o deputado estadual Comandante Dan (Podemos) relatou nesta quinta-feira (20/2), as péssimas condições de trabalho a que estão submetidos os trabalhadores das forças de segurança nas cidades do interior do Amazonas. O parlamentar esteve em municípios de Novo Airão, Manaquiri e Autazes, na Região Metropolitana de Manaus, São Sebastião do Uatumã, Urucará e Barreirinha, na região do Baixo Amazonas, Borba e Humaitá, no Madeira, Boca do Acre, no Purus, e Envira, Guajará, Ipixuna e Carauari, no Juruá.
“Reuni com as lideranças populares, com pescadores, com autoridades municipais e com as tropas em serviço no município. É lamentável que tenhamos condições precárias para a prestação do serviço de segurança pública. Em Manaquiri, o quartel fica sobre uma fossa, por exemplo. Há municípios em que a polícia civil serve de agente carcerário, porque o município não tem presídio e a delegacia, com duas celas, abriga presos temporários e condenados cumprindo pena. O policial civil deixa de realizar seu trabalho para cuidar de presos”, afirmou o Comandante Dan.
Ele também destacou que a criminalidade no interior está em crescimento. Relatou que as facções criminosas invadiram Envira onde, segundo ele, o Tribunal do Crime está sendo praticado à vista de todos. Recentemente aquela cidade registrou um esquartejamento. O deputado também estranhou que até agora os novos policiais contratados não tenham sido distribuídos pelo interior.
“Os municípios estão ansiosos por receber reforços, os policiais estão exaustos de sobrecarga de trabalho. Quando comandei a PM, dispunha de uma tropa de 10 mil militares. A tropa hoje, quinze anos depois, dispõe de pouco mais de 8 mil e 500. Estamos regredindo. É necessário mudar esses cenários”, finalizou o parlamentar.