Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comandante Dan afirma que a COP 30 precisa falar de segurança, ao abordar as mudanças climáticas

13 de maio de 2025
Compartilhar

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontecerá em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025, foi tema de pronunciamento do deputado estadual Comandante Dan (Podemos), nesta terça-feira (13/5). O parlamentar fez referência aos pronunciamentos de Valdecy Urquiza, policial federal brasileiro, secretário-geral da Interpol a partir deste ano, que recentemente declarou que “segurança pública é essencial para o meio ambiente”.
“Desde o início do nosso mandato temos repercutido a questão ambiental sob o prisma da sustentabilidade e do enfrentamento dos desafios impostos pelas mudanças climáticas aos homens e mulheres do Amazonas, principalmente do interior. Temos leis aprovadas, projetos de lei em andamento e uma extensa e rica discussão a respeito do tema. Não é de hoje que falamos nos narconegócios e no narcogarimpo, a partir das investigações conduzidas pela polícia Federal brasileira. Hoje, se sabe que a devastação é financiada pelas facções criminosas transnacionais, como uma forma de auferir lucros fáceis sem o pagamento de impostos, ou de lavar dinheiro. Não sou eu que estou afirmando isso, são os inquéritos policiais da PF”, declarou o deputado. “Contudo, a Conferência não tem uma proposta específica de Segurança Pública como um tema principal”, arrematou.
“A COP, nas edições anteriores, as conclusões que eles têm chegado nas discussões é que cada vez mais o tema de segurança pública é essencial no que se refere a preservação do meio ambiente. Você tem organizações criminosas trabalhando na extração de bens, de forma ilegal, e é necessário incluir a segurança pública na discussão das estratégias para preservação do meio ambiente. Então, a expectativa é que a Interpol esteja presente, juntamente com a polícia Federal, e representantes de polícias de outras partes, especialmente aqui da Amazônia, na América do Sul, para uma discussão sobre a atuação da segurança pública no que se refere ao combate aos crimes ambientais”.  As aspas são do brasileiro secretário-geral da Interpol, em recente entrevista à sucursal brasileira de uma REDE internacional de televisão. Contudo o tema não aparece em destaque em nenhuma das principais plenárias do encontro.
O deputado Comandante Dan, nome político do policial militar da reserva Dan Câmara, também se queixou da falta de protagonismo dos amazônidas numa conferência que tem sede na região que impacta o clima e o regime de chuvas de todo o planeta. Ele também é o presidente da Comissão da Segurança Pública, acesso à justiça e Defesa Social do Legislativo Estadual, além de presidir a Comissão da UNIÃO Nacional dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale) para Segurança e acesso à justiça.
“Boa, ou ruim, o tema é de interesse público e nós precisamos ter vez e voz, para tratar de realidades que só quem vive na Amazônia conhece. Estamos falando em defender nossa gente, em buscar investimentos na preservação das terras dos ribeirinhos e de todos os povos originários, dentro de experiências que sejam sustentáveis. Parece que estamos aqui apenas para ouvir o que deve ser feito, e que nenhum dos grandes países faz. Não queremos receber ordens, queremos ter direito a voz, a falar da nossa gente e das nossas necessidades. A COP30 é um espaço importante para isso, mas estamos sendo, de alguma forma, alijados de todo o processo. Eu tenho insistido que a Assembleia Legislativa do Amazonas tenha alguma forma de participação. Ainda acredito que possamos fazê-lo”, pontuou o deputado.
Ele é o autor da Proposta de Resolução Legislativa (PRL) nº 26/2025 que propõe a criação da “Frente Parlamentar da Comissão Mista sobre Ameaças Climáticas”, uma comissão no Legislativo Estadual para enfrentar os desafios das vazantes, enchentes e demais eventos climáticos extremos, com foco na prevenção, mitigação de impactos e proteção da população.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

No Dia do Estudante, Roberto Cidade destaca leis que fortalecem a educação e garantem oportunidades para os jovens amazonenses

11 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso vai convocar companhia Azul para explicar cancelamento de voos no Amazonas

11 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Audiência Pública para debater aviação regional na Amazônia

11 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Cabo Maciel participa de assinatura de Termos de Fomento do Fundo de Promoção Social que destina mais de R$ 7,6 milhões às ações de inclusão no Amazonas

11 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas mantém defesa permanente de crianças e adolescentes

11 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Lei de Mayra Dias reforça combate ao bullying e cyberbullying nas escolas do Amazonas

11 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade