Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Coletivo Rudi realiza a ocupação cultural ‘Skamosa’ com radiola maranhense e baile de reggae na zona Norte de Manaus

25 de agosto de 2025
Compartilhar

Evento gratuito celebra a música afro-caribenha e suas conexões com a Amazônia, reunindo DJs

FOTOS: Coletivo Rudi/DivulgaçãoNo próximo sábado (30/08), a partir das 16h, o Coletivo Rudi promove mais uma edição do ‘Skamosa’ sob o viaduto do Manoa, localizado na avenida Max Teixeira, Cidade Nova, zona norte de Manaus. A ocupação cultural celebra a música afro-caribenha na Amazônia urbana, com destaque para o reggae e suas vertentes, como ska, dancehall, rocksteady e dub. O evento é gratuito e voltado a todas as idades.

O Skamosa é um dos projetos contemplados no Edital de Chamamento Público nº 06/2024 – Fomento à execução de Ações Culturais de Música, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, via fundo estadual de Cultura, conforme a Lei nº 14.399/2022, e conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

A proposta do projeto é fortalecer as narrativas de identidade, território e pertencimento artístico das populações negras e indígenas da Amazônia, criando um espaço de diálogo e troca entre a cultura da música afro-caribenha e as vivências urbanas dessas comunidades em Manaus, capital do Amazonas. O evento conta ainda com o apoio dos coletivos Mandala Som e Grupo de Acesso Oficial (GAO).

Conectando sons e territórios

Inspirado pela herança musical jamaicana difundida nas radiolas e aparelhagens das periferias do Maranhão e do Pará nas décadas de 1970 e 1980, o projeto Skamosa surgiu da necessidade de dar continuidade a essa tradição cultural e busca recriar a atmosfera das festas de rua e sistemas de som que marcaram gerações.

Nesta edição, o evento leva para o viaduto do Manoa uma radiola maranhense, oferecendo uma experiência sonora imersiva na cultura do reggae e ocupando o espaço público como um território de resistência cultural. No Maranhão, a radiola é o nome dado aos enormes sistemas de som, compostos por várias caixas, que amplificam o reggae em quilombos e periferias da chamada “Jamaica brasileira”.

Para conduzir o baile, o evento contará com a presença de DJs e seletores locais como o pioneiro DJ Zulu MC Fino, DJ Ravi Veiga, Nico, Luh Roots e o coletivo de reggae Caboclos Sound System.

“O projeto é feito não só para valorizar, mas também para democratizar as raízes afro-caribenhas nas periferias da Amazônia urbana. Os jovens racializados, que vivem nas baixadas, muitas vezes não têm acesso a lazer e cultura de forma gratuita e acessível. Nosso objetivo é recriar a experiência dos sound systems [sistemas de som] e radiolas no espaço público para fortalecer essas conexões culturais, além de estabelecer uma ocupação que amplie a diversidade sonora de culturas negras e indígenas das periferias de Manaus”, disse Nico Ambrosio, coordenadora geral do projeto.

A programação também inclui a participação de três MCs e rappers amazonenses: RK, Enma Fuzinatto e Lua Negra. Os artistas atuarão como toasters, prática tradicional da cultura sound system (sistema de som), que consiste em falar ou cantar sobre instrumentais em loop, dialogando com a batida do reggae e o público.

O evento contará ainda com uma intervenção de graffiti ao vivo, feita pelo grafiteiro indígena Gnos, que traz um alerta sobre a crise climática em Manaus e a urgência de lutar pela preservação da Amazônia e de seus povos.

A produção geral do evento é assinada por Beatriz Mascarenhas e pelo grafiteiro e produtor cultural Vitor Maia, que assina também a identidade visual do projeto, com apoio gráfico de Jaú Ribeiro, designer indígena do povo Tupinambá.

“A importância de ocupar a rua com eventos culturais é incentivar essa conexão da comunidade urbana com artistas locais, criando um convívio da sociedade com cultura e arte em espaços públicos. Também é essencial levar esses eventos à áreas periféricas, que merecem ser tão ocupadas quanto o centro da cidade”, afirmou Vitor Maia.

Sobre o Coletivo Rudi

O Rudi é um coletivo manauara de reggae fundado em setembro de 2024, com o objetivo de promover e celebrar, de forma gratuita e acessível nas ruas de Manaus, a musicalidade de raízes jamaicanas com foco nos estilos reggae roots, rocksteady, ska, dancehall e dub. Formado pela jornalista, DJ, produtora cultural e fotógrafa Nico Ambrosio e pelo grafiteiro e produtor cultural Vitor Maia, o coletivo cria pontes entre territórios e sons a partir da cultura do reggae, que chegou por mares e rios às radiolas e aparelhagens amazônicas nos anos 1970 e 1980. O grupo já realizou eventos em praças públicas da cidade de forma independente, reunindo DJs e MCs de Manaus para fortalecer a cultura reggae e sound system. O coletivo Rudi valoriza as trajetórias de pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+ e colabora com artistas e coletivos locais como a Batalha da Diversidade, DJ Zulu MC Fino e DJ Ravi Veiga. O Rudi pauta sua atuação no respeito, na justiça social, no amor e no combate a todas as formas de discriminação, sejam transfóbicas, misóginas, homofóbicas ou racistas.

Serviço

O quê: Skamosa – ocupação de música afro-caribenha na Amazônia urbana

Entrada gratuita

Data: 30 de agosto de 2025 (sábado)

Horário: 16h às 22h

Local: viaduto do Manoa (Complexo Viário professora Isabel Victoria, avenida Max Teixeira, 2994-2910 – Cidade Nova, Manaus

Atrações: DJs Zulu MC Fino, Ravi Veiga, Nico, Luh Roots e Caboclos Sound System; MCs RK, Enma Fuzinatto e Lua Negra; graffiti ao vivo com Gnos

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Caic TEA José Contente promove Semana do Folclore com atividades culturais e terapêuticas para crianças autistas

25 de agosto de 2025
Amazonas

Secretaria de Estado de Educação participa de 1º Congresso Amazônico de Direito à Educação

25 de agosto de 2025
Amazonas

RecuperaFone: Governo do Amazonas lança novo edital para restituição de celulares

25 de agosto de 2025
Amazonas

Em primeiro dia de atividades, treinamento da Adaf capacita servidores a pôr em prática Plano de Contingência Estadual Para Influenza Aviária

25 de agosto de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas inicia atendimentos do Mutirão da Cidadania para emissão de Carteira de Identidade Nacional

25 de agosto de 2025
Amazonas

Carretas da Saúde vão atender na zona leste de Manaus e em Manacapuru

25 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade