A Ciranda Tradicional apresentará, em 2025, o tema “Sapucai’Ay: O Grito que Vem das Águas”
FOTOS : Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia CriativaColorindo a arena de vermelho, dourado e branco, a Ciranda Tradicional realizou, na noite de terça-feira (26/08), o último ensaio técnico no Parque do Ingá (Cirandódromo), em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), antes da apresentação oficial no 27º Festival de Cirandas, que acontece de sexta-feira a domingo (29 a 31/08). O evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e economia criativa.
A Ciranda Tradicional se apresenta no sábado (30/08), levando para o Cirandódromo o tema “Sapucai’Ay: O Grito que Vem das Águas”. O ensaio contou com a participação dos itens oficiais, bailarinos, músicos e dos 160 cirandeiros que formam o cordão principal.
De acordo com o presidente da agremiação, Magal Pinheiro, a apresentação oficial promete encantar não apenas os torcedores, mas também o público em geral. Ele destacou ainda a relevância do apoio do Governo do Amazonas na difusão da cultura local.
FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
“O governador Wilson Lima tem esse olhar carinhoso para com o nosso Festival de Ciranda. A cada ano o investimento cresce, e isso é cultura, é geração de emprego, de renda. É também uma forma de tirar nossos jovens das drogas e da bebida, transformando-os em artistas, dançarinos”, afirmou.
Responsável por abrir o espetáculo da Ciranda Tradicional, o coreógrafo Brunno Athayde comentou sobre o conceito artístico do cordão de entrada, inspirado em seres místicos que emergem das águas em conexão com a ancestralidade indígena.
FOTO: Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa
“Esse conceito foi muito bem trabalhado com movimentos aquáticos, como se tivéssemos feito um laboratório dentro da água para compreender como o corpo poderia se desenvolver dentro da molécula que é a água”, explicou.
Nas arquibancadas, a torcida oficial da agremiação deu o tom da festa e aqueceu o clima para o Festival. O diretor-presidente da Torcida Organizada Tradicional, Augusto Santos, ressaltou que o espetáculo da torcida será um dos diferenciais do grande dia.
“Este ano nossa torcida vem ainda maior, com adereços que se conectam à apresentação na arena. A nossa expectativa é mostrar, na arquibancada, aquilo que está sendo apresentado na arena. Queremos interagir de verdade com o espetáculo”, afirmou.
FOTOS : Aguilar Abecassis/Secretaria de Estado de Cultura e economia CriativaA Ciranda Tradicional será a segunda a se apresentar na arena do Parque do Ingá, no sábado (30/08), às 21h. A primeira será a Guerreiros Mura, na sexta-feira (29/08), enquanto a Flor Matizada encerra o Festival no domingo (31/08).
Ensaio
A programação de ensaios técnicos se encerra nesta quarta-feira (27/08), com a Ciranda Flor Matizada, a partir das 19h, no Parque do Ingá.