Especialistas e representantes de órgãos estaduais discutiram desafios e boas práticas na gestão pública
Foto: Antonio Lima/SECOM
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) promoveu debates sobre desafios, troca de experiências e apresentação de projetos voltados para o fortalecimento do Sistema de controle interno e aprimoramento da gestão pública, em Encontro Técnico de controle interno, na terça-feira (18/02) e nesta quarta-feira (19/02), com especialistas e representantes de diversos órgãos estaduais, no auditório da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (SEAD).
A abertura do encontro foi conduzida pelo controlador-geral do Estado, Jeibson Justiniano, e pela secretária de Estado de Administração e Gestão, em exercício, Andreza Helena da Silva. “Nosso compromisso como órgão central do sistema de controle interno do poder executivo é de promover o debate, apresentar resultados e sugerir melhorias para aprimorar o controle interno no âmbito estadual”, afirmou Jeibson Justiniano, ao destacar a importância do evento para o aprimoramento das boas práticas no controle interno.
A subcontroladora-geral de controle interno, Lúcia Magalhães, ressaltou que a integração entre as unidades contribui, significativamente, para a melhoria contínua da gestão pública. “O evento permitiu que as Unidades de controle interno compartilhassem experiências e apresentassem iniciativas que fortalecem a governança e a transparência na administração pública. Essa troca de conhecimento é essencial para aprimorar os processos e tornar a gestão mais eficiente”, afirmou Lúcia.
Fotos: Antonio Lima/SecomO encontro contou com diversas palestras e debates relevantes. No primeiro dia, foram abordados temas como desafios e oportunidades no controle interno e governança pública, a política de prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual e à discriminação, o sistema de acompanhamento das recomendações e o programa Controladoria Ativa do Sistema de saúde Estadual.
E neste segundo dia, os participantes discutiram o Programa Estadual de Integridade, ações da Unidades de controle interno (UCI) baseadas em relatórios da Ouvidoria, procedimentos de controle processual e atividades das unidades de controle interno, além do papel das UCI´s no fortalecimento do controle interno. O evento foi finalizado com um debate interativo, promovendo um espaço de troca de experiências entre os participantes.
A CGE reforça a importância de eventos como esse para o aprimoramento contínuo do Sistema de controle interno no Estado, fortalecendo a transparência e a eficiência da administração pública.