As ações de Fiscalização foram realizadas nas zonas sul, centro-sul, norte e leste de Manaus
FOTO: Divulgação/Detran-AM
Entre a noite de sexta-feira (21/02) e a madrugada desta segunda-feira (24/02), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, autuou 132 condutores, na cidade de Manaus, por procedimentos relacionados à alcoolemia. As ações foram realizadas nas zonas sul, centro-sul, norte e leste da capital, e no total, foram aplicadas 565 autuações pelas mais diversas infrações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, David Fernandes, as ações de fiscalização do órgão estão sendo intensificadas neste período carnavalesco. “Sabemos que muitos condutores gostam de brincar o Carnaval e, consequentemente, ingerir bebida alcoólica. E nós não queremos acabar com a diversão de ninguém. Mas é importante ressaltar que o Detran tem a missão de salvar vidas e evitar acidentes com vítimas lesionadas. Portanto, se você for beber, evite conduzir qualquer tipo de veículo. Tenha responsabilidade”, comenta Fernandes.
FOTOS: Divulgação/Detran-AMAo longo dos dias, foram abordados 782 veículos, e detectadas diversas infrações como: conduzir motocicleta sem o uso do capacete de segurança, permitir passageiro em motocicleta sem o uso do capacete, conduzir veículo sem equipamento obrigatório, dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), dirigir veículos sem o calçado adequado comprometendo o uso dos pedais, permitir condução de veículos por pessoas sem CNH e/ou Permissão Para Dirigir (PPD), veículos com descarga livre, entre outros.
O coordenador geral de Fiscalização, Arthur Cruz, reforça que o trânsito é uma responsabilidade de todos, sejam condutores ou pedestres. “Pedimos a compreensão de todos, que cooperem para que tenhamos um Carnaval seguro e sem mortes. Beber e dirigir é uma infração gravíssima que pode ocasionar acidentes com vítimas fatais, e isso não combina com o período festivo. Portanto, use aplicativos de transporte, ônibus ou pegue carona com que não bebe, use o cinto de segurança e use o capacete”, finaliza.
FOTOS: Divulgação/Detran-AMEducação
Ainda no último sábado (22/02), a equipe da Gerência de Educação para o Trânsito do Detran-AM distribuiu cerca de mil ventarolas com o recado “Trânsito seguro, sem chance para morte”, além de realizar abordagens orientativas sobre os perigos da combinação entre álcool e direção, nas bandas da Bica e da Difusora, ambas no Centro, zona sul de Manaus. A técnica da Gerência de Educação para o Trânsito, Luciane d’Oran, destaca que, durante as festividades, a diversão não deve comprometer a segurança de si mesmo e dos outros.
“Estamos transmitindo a mensagem de que todos podem brincar e se divertir, mas com responsabilidade, pois a nossa vida deve sempre vir em primeiro lugar. Portanto, se beber, não dirija. Use um aplicativo, pegue um táxi ou vá de carona, mas nunca se coloque em risco ao dirigir após consumir álcool”, pede ela.