Participam do curso da FVS-RCP mais de 60 profissionais de saúde
FOTO: Divulgação/FVS-RCP
Fortalecendo o microplanejamento de ações para avançar nas coberturas vacinais, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dr. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), por meio da Gerência de Imunização (GEIM) do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE), segue com capacitações regionais de saúde voltadas ao fortalecimento das estratégias de vacinação nos municípios do estado.
A iniciativa iniciou em agosto e é conduzida por técnicos da coordenação estadual do Programa Nacional de Imunização da FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), em parceria com as Secretarias Municipais de saúde. A capacitação segue até dezembro.
O curso é destinado a coordenadores municipais de imunização para a gestão do programa, totalizando 62 profissionais de saúde, através do planejamento, execução, monitoramento e avaliação das estratégias de vacinação, visando ampliar as coberturas vacinais e fortalecer as ações de alta qualidade das equipes municipais.
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a saúde coletiva. “A Fundação se mostra presente na formação dos profissionais de saúde, fortalecendo a educação permanente em saúde que é tão importante para a continuidade das ações de forma coordenada”, destaca.
FOTOS: Divulgação/FVS-RCPA Gerente de Imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, também ressalta os benefícios do processo. “Quando os profissionais de saúde ampliam seu conhecimento, conseguimos planejar melhor cada etapa da vacinação, adaptando estratégias dentro da realidade de cada município. Isso significa mais pessoas protegidas contra doenças em todo o estado”, enfatiza.
As atividades ocorrem em diferentes regiões do estado, contemplando os municípios das regionais de saúde, tendo como sedes dos treinamentos Manaus, Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital), Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus) e Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).
Programação
A programação inclui aulas práticas com simulações de planejamento de ações, palestras e debates sobre os tipos de vacinas, conceitos básicos de imunologia, sistemas de informações, indicadores de saúde, além de estratégias de comunicação para promover a vacinação e legislação e normativas relacionadas à imunização.