Programação deste ano vai envolver tanto os trabalhadores quanto às comunidades das áreas de intervenção
FOTO: Tiago Corrêa/UGPE
O Governo do Amazonas lança a Campanha Abril Verde 2025, envolvendo tanto trabalhadores das obras quanto as comunidades das áreas de intervenção do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+), na capital, e do Programa de Saneamento Integrado (Prosai), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). As obras são executadas pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Com o tema ‘Segurança e saúde para todos: comunidade e obras em harmonia’, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, destaca que a campanha pretende reforçar as ações de prevenção que já são efetuadas no dia a dia das obras. “Desde 2019, a UGPE realiza um trabalho de conscientização e segurança nos canteiros de obras de seus projetos em execução e, este ano, iremos envolver também a comunidade, para que ela possa ser nossa parceira. A proposta é conscientizar as pessoas sobre os possíveis riscos e as formas de ajudar a evitar acidentes”, afirmou Campêlo.
Em Manaus, as ações do Prosamin+ irão ocorrer nos dias 25, 28 e 30 de abril, com palestras, atividades físicas, exposição de maquinário, entre outras ações, tanto com os trabalhadores quanto com as comunidades do entorno dos canteiros de obras das unidades habitacionais da comunidade da Sharp, na zona leste, e da Manaus 2000, na zona sul, em diferentes horários. A programação também irá se estender a outros municípios onde a UGPE tem obras em execução, como Parintins, onde o Prosai é executado.
Para o gerente de obras da Manaus 2000, Jocivaldo Passos, a iniciativa é muito importante para promover a conscientização das pessoas. “Ações dentro do Abril Verde são importantes tanto para as nossas equipes que estão atuando diretamente na construção das unidades habitacionais como para a própria comunidade, garantindo a segurança de todos”, observou.
No Prosai de Parintins, a programação será realizada na próxima quinta-feira (03/04). As atividades iniciam pela manhã com ações voltadas para os trabalhadores, no galpão da empresa responsável pelas obras. À tarde, será realizada uma palestra para os moradores das áreas de intervenção do programa, no Centro Educacional de Tempo Integral (CETI) Deputado Gláucio Gonçalves.
O subcoordenador de Projetos Ambientais da UGPE, Otacílio Cardoso Júnior, destaca que, este ano, o objetivo é interligar os temas meio ambiente, segurança e comunidade. “Em Parintins, por exemplo, os trabalhos ocorrem nas vias públicas, por onde a população circula. Por isso, queremos envolver a comunidade, mostrando a importância dos trabalhos e dos cuidados que todos devem ter”, ressaltou.
Sobre o Prosamim+ e o Prosai Parintins
O Prosamim+ está em execução, na capital, no trecho do igarapé do Quarenta entre a avenida Manaus 2000, bairro Japiim, e a comunidade da Sharp, bairro Armando Mendes, de onde serão reassentadas, no total, 2.580 famílias. Estão sendo realizadas obras de saneamento básico, habitação, requalificação urbanística e reflorestamento.
O Prosai Parintins vai promover a requalificação urbanística no entorno da lagoa da Francesa, abrangendo seis bairros. Além das obras de saneamento básico que estão em andamento, serão construídos 504 unidades habitacionais, um novo mercado, parques urbanos, praças, ciclovias, playgrounds, quadras poliesportivas, quiosques, um Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) e o Centro de Qualificação da Mulher Parintinense.