A unidade fluvial recebeu moradores da comunidade Vila do Jacaré, distante mais de uma hora de lancha rápida da sede do município
FOTOS: Kelly Melo/SES-AMMais de 6,1 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e exames, foram realizados durante a 4ª expedição do Barco Hospital São João XXIII, na comunidade Vila do Jacaré, na zona rural de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A ação, realizada em parceria entre o Governo do Amazonas e a Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, iniciou no 21 de fevereiro e encerrou na quarta-feira (26.02).
A secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, diz que a estratégia adotada com a embarcação tem sido exitosa, garantindo o acesso aos serviços de saúde às populações ribeirinhas e indígenas do Estado que vivem em regiões remotas. “A determinação do governador Wilson Lima é estarmos cada vez mais perto da população. Com o Barco Hospital, levamos consultas, exames e cirurgias para as localidades mais distantes, como é o caso da Vila do Jacaré, facilitando o acesso a quem mais precisa”, pontua.
FOTOS: Kelly Melo/SES-AMLocalizada na zona rural de Manacapuru, a única forma de chegar até a comunidade Vila do Jacaré é por meio fluvial. De lancha rápida, o trajeto até a sede do município demora aproximadamente uma hora, mas pode chegar a mais de quatro horas, dependendo do tipo de embarcação utilizada para o transporte.
A agricultora Níbia Feitosa, 59, que mora na comunidade desde a infância, aproveitou a oportunidade para colocar em dia os exames de rotina. “Estou muito feliz com a vinda do barco até aqui. Fui bem atendida, conversei com o médico, e realizei todos os exames que precisava. Se tivesse que ir para Manacapuru, eu não conseguiria fazer tudo no mesmo dia”, relatou.
Atendimento humanizado
Na terça-feira (25/02), a secretária executiva adjunta do Interior da SES-AM, Rita Almeida, acompanhou os atendimentos na localidade. Segundo ela, 20 médicos participaram da expedição, assegurando um atendimento especializado e humanizado não só aos moradores da Vila do Jacaré, mas também aos de comunidades próximas.
FOTOS: Kelly Melo/SES-AM“Temos aqui profissionais de diversas especialidades, como clínicos gerais, pediatras, dentistas, anestesistas e cirurgiões. Isso permite que o paciente não só faça uma consulta, mas já saia daqui com os exames e até com uma cirurgia realizada, quando é caso. Ou seja, estamos trazendo resolutividade para essas pessoas e isso é um grande avanço propiciado pelo Governo do Amazonas”, destacou.
Durante a expedição, foram contabilizadas 2.422 consultas médicas e odontológicas, além de 1.312 exames laboratoriais e de imagem (ultrassonografias, eletrocardiogramas, mamografias e raio-X) e 93 procedimentos cirúrgicos, como de hérnia e vesícula. Também foram realizadas 1.396 triagens de enfermagem, dispensados 909 kits de medicamentos aos pacientes e registradas 59 internações hospitalares, entre cirúrgicas e clínicas. Além disso, foram servidas ainda 1.391 alimentações aos pacientes e equipe de trabalho.
“A cada expedição, observamos as necessidades da população. Aqui na Vila do Jacaré, por exemplo, conseguimos identificar dois pacientes que estavam infartados, mas que não sabiam da gravidade do problema. Imediatamente, iniciamos o acompanhamento deles, evitando assim que algo pior acontecesse”, contou o Frei Alberto Medeiros, representante da Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus.
Comunidade aprova iniciativa
A também agricultora Derli de Souza, 45, estava há meses sem passar por uma avaliação médica. Com a chegada do Barco Hospital São João XXIII à Vila do Jacaré, ela garantiu o atendimento. “Agradeço ao governador Wilson Lima por essa oportunidade, porque a gente mora longe e tendo o barco aqui na porta de casa, ficou muito mais fácil. Fiz minha consulta, meus exames e estou muito contente com isso”, disse.
FOTOS: Kelly Melo/SES-AME a pescadora Gracineia Cruz, 39, aproveitou os serviços prestados na embarcação para se consultar e tirar dúvidas sobre dois nódulos identificados nos seios. “Agora, estou mais aliviada. A médica me avaliou, me orientou e agora é focar no tratamento. Fui muito bem atendida. Que ações como essa possam acontecer mais vezes aqui na nossa comunidade”, complementou.
Novas expedições
Manacapuru foi o quarto município a receber as ações de saúde do Barco Hospital São João XXIII. Os outros municípios contemplados foram Iranduba, Manaquiri e Novo Airão. Em março, a embarcação realizará duas novas expedições, sendo uma em Anori, entre os dias 6 a 13 março; e a outra em Codajás, entre os dias 20 a 27 de março.
O Barco Hospital São João XXIII recebe o aporte de recursos do Governo do Estado, por meio de convênio com a Associação e a Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, para garantir a manutenção e as expedições de saúde nas comunidades rurais. A unidade foi construída pela instituição com o apoio do Ministério Público do Trabalho da 11ª Região (MPT).