Em 12 meses, foram registrados 1.406 casos de alcoolemia e 798 casos de recusa de realização do exame
Foto: Arquivo/Detran-AM
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deflagrou, ao longo do ano de 2024, 1.137 operações de trânsito, sendo 315 integradas (com a participação de outros órgãos), 718 apenas da instituição e 104 com a finalidade de desarticular os chamados “rolezinhos”.
Conforme o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, as ações realizadas pela instituição, ao longo de 2024, foram exitosas. “É preciso reforçar que, em sua grande maioria, os acidentes cometidos tanto na cidade de Manaus, quanto nas vias de acessos aos municípios, são causados pela imperícia e irresponsabilidade dos próprios condutores. O Detran está nas ruas, diariamente, cumprindo sua missão que é de manter a seguridade viária e salvar vidas”, comenta ele.
Foto: Arquivo/Detran-AM
Waughan ressalta, também, que para 2025 as ações de fiscalização serão reforçadas. “Já tivemos as primeiras reuniões de alinhamento com os setores e órgãos parceiros para que possamos reduzir fortemente os índices de irregularidades que ocasionam acidentes. O Detran não quer punir nenhum condutor, mas tem que agir de forma correta para que as leis de trânsito sejam cumpridas. E esta será a nossa missão ao longo de todo o ano de 2025”, adianta ele.
Abordagens
Em 2024, 255.170 veículos foram abordados, sendo 72.430 de passeio, 178.146 motocicletas e 4.594 de carga pesada. Durante as abordagens, foram registradas 29.036 irregularidades em veículos de passeio, 59.904 em veículos de duas rodas e 2.308 em veículos pesados.
“Essas irregularidades, em boa parte, são também causadoras de sinistros de trânsito. É importante dizer que todo condutor tem o dever de respeitar o que preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto no que diz respeito ao seu comportamento, quanto às condições do veículo”, declara Arthur Cruz, coordenador geral de Fiscalização.
Foto: Arquivo/Detran-AM
Entre essas irregularidades e infrações, destaca-se o número de casos de alcoolemia: 1.406 registrados de janeiro a dezembro de 2024, uma média de 117 ocorrências por mês. Além disso, outros 798 condutores se recusaram a passar pelo teste do bafômetro. Outros 7.639 casos de condução sem capacete ou em desacordo com o CTB foram registrados. Mais de mil motocicletas foram removidas por descarga livre e 1.277 veículos foram removidos sem placa de identificação ou sem legibilidade.
Também durante as operações do Detran Amazonas, no ano de 2024, 6.324 casos de condução sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou sem a Permissão para Dirigir (PPD) foram registrados. E, ainda, 328 condutores foram flagrados utilizando o celular durante a direção, 2.161 foram multados por trafegar na contramão, 357 foram multados por não utilizarem o cinto de segurança e 2.724 multas foram aplicadas em desrespeito à sinalização.
Foto: Arquivo/Detran-AM
“Nas nossas ações conseguimos, ainda, recuperar 98 veículos roubados e 63 furtados. A questão viária é muito maior do que se imagina, mas ela não pode ser exercida apenas pelos órgãos de segurança. Deve ser exercida com respeito, também, pelos condutores que assumem um compromisso de conduzir de forma correta, evitando sinistros e, principalmente, salvando vidas. Esperamos que em 2025 os motoristas possam adquirir ainda mais essa consciência”, finaliza Arthur Cruz.
DETRAN-AM_Balanço 2024_FiscalizaçãoBaixar