Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Atualização das Indicações Geográficas do Amazonas é apresentada na 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria

17 de julho de 2025
Compartilhar

Durante a reunião, academia, governo, setor produtivo e sociedade civil debateram propostas para o uso sustentável da biodiversidade amazônica

Fotos: Caio Hugo/SedectiA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) realizou, nesta quinta-feira (17/07), a 132ª reunião da Câmara Setorial da Bioindústria. O evento teve como foco a atualização das Indicações Geográficas (IGs) do Amazonas, com os próximos passos voltados ao acompanhamento e fomento de potenciais IGs, ao estabelecimento de novas parcerias e ao levantamento de inovações estratégicas para o fortalecimento do setor.

Além disso, a cerimônia contou com uma apresentação institucional do Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA), que mostrou aos membros seu papel na indústria, na produção e na cadeia produtiva. O encontro ocorreu no auditório do CBA, localizado na avenida Governador Danilo Matos Areosa, bairro Distrito Industrial I, zona sul de Manaus.

Representando o titular da Sedecti, Serafim Corrêa, a secretária-executiva em exercício de Ciência, Tecnologia e Inovação, Cisnea Menezes, afirmou que a reunião foi de extrema importância por marcar a retomada da Câmara Técnica. Ela ressaltou ainda que essa reunião e suas pautas são interligadas e chegam em um momento muito relevante para o setor.

Foto: Caio Hugo/Sedecti

“A Câmara Setorial da Bioindústria está diretamente alinhada ao desenvolvimento econômico do Amazonas ao propiciar um importante espaço de discussão entre os diversos atores no que corresponde ao uso sustentável da Sociobiodiversidade local, fortalecendo setores como biotecnologia, cosméticos naturais, fitoterápicos e bioinsumos alinhado ao diálogo com as comunidades tradicionais do Amazonas”, afirmou Cisnea.

A secretária das câmaras setoriais, Ana Velloso, afirmou que a reunião foi de extrema importância para a Bioindústria, classificando-a como altamente produtiva. Segundo ela, a sinergia entre o crescimento socioeconômico e a colaboração entre os participantes foi crucial.

“Essa foi uma reunião muito produtiva, em que um dos principais pontos foi o fortalecimento do setor, com foco no crescimento socioeconômico e parcerias entre todos os membros e todas as instituições que estiveram presentes no evento”, afirmou Ana Velloso.

Foto: Caio Hugo/Sedecti

O diretor-geral do CBA, Márcio Miranda, comentou que sempre gosta de perceber a interação do Centro de Bionegócios da Amazônia com o Governo do Estado do Amazonas, ressaltando que essa parceria vem se fortalecendo cada vez mais, especialmente com a Sedecti.

“A reunião foi de extrema importância para o Estado do Amazonas, fortalecendo as câmaras setoriais para discutir oportunidades de investimento, oportunidades de aperfeiçoamento das legislações estaduais, sempre no interesse de promover mais fortemente os setores da economia que estão aqui localizados no Estado do Amazonas. Esperamos que ainda no futuro teremos muitas outras reuniões”, enfatizou Márcio.

Uma das participantes, a superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento no Amazonas (Conab), Luísa Moura, destacou que o convite para participar desta reunião e integrar esta Câmara é de suma importância.

“Aqui podemos estreitar as relações; cada um dos atores expôs suas demandas e o que pode contribuir. A Conab pode colaborar por meio das políticas que executamos em todo o estado. A Conab está de portas abertas para compartilhar todas as informações necessárias para dar andamento aos projetos que estão sendo discutidos e encaminhados”, ressaltou Luísa.

Participaram da reunião também a coordenadora-geral do Fórum Origens Amazonas e assessora em Bioeconomia da Sedecti, Biatris Rocha, e representantes de entidades como Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Instituto de Propriedade Intelectual da Amazônia (Ipiam).

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Detran-AM: Operação de combate ao ‘rolezinho’ registra 200 infrações e remove 55 motocicletas em Manaus

17 de julho de 2025
Amazonas

Ipaam aplica mais de R$ 100 mil em multas durante a 7ª fase da Operação Região Metropolitana

17 de julho de 2025
Amazonas

Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisadora amazonense ganha prêmio de melhor tese de doutorado

17 de julho de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 140 vagas de emprego para esta sexta-feira

17 de julho de 2025
Amazonas

Em três meses, cinco novos municípios do Amazonas passaram a contar com bases fixas do Corpo de Bombeiros

17 de julho de 2025
Amazonas

Amazonas sedia Encontro Nacional da Rede Cieges que reúne os Centros de Inteligência Estratégica de Gestão do SUS no Brasil

17 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade