A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) promoveu, nesta segunda-feira (5/8), uma ampla campanha de vacinação como parte das ações alusivas ao Dia Nacional da saúde. A iniciativa, realizada por meio da Diretoria de saúde da Casa, teve como foco a conscientização sobre a importância das vacinas e a oferta de imunizantes para servidores, seus dependentes e visitantes.
A ação ocorreu das 8 às 12 horas, no mini plenário Cônego Azevedo, em parceria com a unidade básica de saúde (UBS) Theomário Pinto da Costa, do bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus.
Foram disponibilizadas vacinas contra hepatite B, difteria e tétano (DT), febre amarela e tríplice viral, além da vacina contra a Covid-19.
O diretor de saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, destacou que a campanha tem como objetivo não apenas imunizar, mas também educar e prevenir.
“Estamos realizando mais uma ação voltada à saúde dos nossos servidores e à população. A vacinação é, sem dúvida, uma das maiores conquistas da medicina. Doenças como poliomielite e coqueluche foram drasticamente reduzidas graças à imunização. Apesar das polêmicas recentes, principalmente envolvendo a vacina contra a Covid-19, é inegável que ela salvou milhares de vidas. A vacina funciona e precisa ser valorizada e utilizada”, afirmou.
Segundo ele, a Aleam mantém ao longo do ano diversas ações voltadas à promoção da saúde preventiva.
“Temos um calendário que contempla campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, voltadas à saúde da mulher e do homem, respectivamente. Essas campanhas oferecem avaliações clínicas, cardiológicas, exames e orientações, reforçando nosso compromisso com o bem-estar dos servidores”, completou o diretor.
A servidora Ethra Lúcia foi uma das participantes da ação e enfatizou a importância da iniciativa.
“É fundamental que a Assembleia incentive esse tipo de atividade. Vacinas como a da hepatite B e da Covid são essenciais. Prevenir é sempre melhor que remediar. Se todos compreendessem o valor dessas vacinas, estariam aqui hoje”, comentou.
Dia Nacional da saúde
Celebrado em 5 de agosto, o Dia Nacional da saúde marca o nascimento de Oswaldo Cruz (1872–1917), médico e sanitarista que foi protagonista na luta contra epidemias como febre amarela, varíola e peste bubônica no Brasil.
A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde em suas múltiplas dimensões: física, mental e social, e ressaltar o papel central da prevenção e da educação sanitária na construção de uma sociedade mais saudável.