Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.

Assembleia Legislativa do Amazonas reforça compromisso no combate à violência contra a mulher

10 de outubro de 2024
Compartilhar

Nesta quinta-feira, 10 de outubro, é o Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher. Nesta data, que foi instituída em 1980 com o objetivo de chamar atenção para os números da violência contra as mulheres e as ações de combate ao problema, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reforça o compromisso de combater a violência de gênero e atuação no aprimoramento da legislação de proteção às mulheres.

A Casa Legislativa tem, em sua estrutura, órgãos como a Comissão da Mulher, voltada à produção e análise de Projetos de Leis e políticas públicas relativas aos direitos e condições de vidas das mulheres; além da Procuradoria Especial da Mulher, criada por meio da Resolução Legislativa nº 960/2022 e instalada em março de 2023. Ambas são presididas pela deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos).

A Procuradoria da Mulher é um instrumento de organização, de participação e luta das mulheres, para a construção de ações e caminhos que contribuam para o combate das desigualdades de gênero, violência e discriminação contra a mulher, dentre outros pontos.

Em pouco mais de um ano de atuação a Procuradoria destacou-se pelo acolhimento a inúmeras mulheres, de todas as faixas etárias, vítimas de violência, de exploração sexual e/ou em situação de vulnerabilidade social, promovendo o atendimento especializado, humanizado e continuado, orientando-as e encaminhando-as para os diferentes serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência em cada caso particular.

“A violência contra a mulher é uma violência aos direitos humanos, e, naturalmente, implica em problemas em diversas áreas, como política, econômica, social, psicológica e cultural”, aponta o presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), reforçando que a Casa está atenta às demandas da população feminina, e que a proteção dos direitos da mulher e sua integridade física e emocional é compromisso de todo o Parlamento Estadual.

Legislação

Segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), no Amazonas foram notificados 5.806 casos de violência contra as mulheres em 2023. A maior proporção dos casos de notificação de violência ocorreu nas seguintes faixas etárias: de 10 a 14 anos (28,4%), 20 a 29 anos (19,1%); e 15 a 19 anos (15,5%).

Buscando mudar este cenário, a Aleam produziu legislações, como a Lei nº 5.683/2021, que estabelece ações de enfrentamento ao feminicídio no Amazonas, a partir de atividades como elaboração de protocolos estaduais para o atendimento e acompanhamento periódico de mulheres vítimas de violência; implantação de formulário unificado de avaliação de riscos no atendimento às mulheres e campanhas permanentes de sensibilização e formação dos servidores públicos que atuam com as vítimas. A Lei teve autoria do deputado Felipe Souza (PRD).

Já a Lei nº 6.231/2023, da deputada Alessandra Campelo (Podemos), veda veiculação de publicidade ou propaganda de caráter machista, misógino, sexista ou que estimule a opressão ou violência contra a mulher no âmbito do Amazonas.

“A mídia constitui elemento de grande importância na construção da imagem e papel da mulher perante à sociedade”, afirma a deputada, lembrando que as mulheres já sofreram com diversas publicidades sexistas e misóginas, até mesmo tratando-a como símbolo meramente sexual.

A Lei nº 6.822/2024, do deputado Thiago Abrahim (UB), criou diretrizes para implementação do Cadastro Estadual de Informações para o Combate à Violência contra a Mulher. “O objetivo é agilizar e facilitar a identificação e a investigação, pelas autoridades competentes, de pessoas condenadas por crime de violência contra a mulher”, detalha o deputado Abrahim.

Outra legislação da Casa é a Lei nº 5.532/2021, do deputado Wilker Barreto (Mobiliza), que instituiu diretrizes gerais de cooperação e o código sinal vermelho no Estado, visando ao combate e à prevenção à violência contra a mulher.

O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), é autor da Lei nº 5.332/2020, que determina o atendimento a mulheres vítimas de violência por policiais do sexo feminino nas delegacias. Também é de sua autoria, a Lei 5.509/2021 que criou o “Selo Mulheres Seguras – Local Protegido” para bares, restaurantes e casas noturnas que treinarem seus funcionários para auxiliarem mulheres em situação de risco.

 

  

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade