Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Assembleia Legislativa do Amazonas recebe ministra das Mulheres para lançamento da campanha ‘Feminicídio Zero’

18 de setembro de 2024
Compartilhar

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Procuradoria Especial da Mulher, realizará Audiência Pública na quinta-feira (19/9), a partir das 10h, no plenário Ruy Araújo, para marcar o lançamento da campanha “Feminicídio Zero: Nenhuma Violência contra a Mulher Deve Ser Tolerada”, com a presença da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves. No evento haverá a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Aleam/Procuradoria da Mulher para levar a campanha Feminicídio Zero aos estádios de futebol do Estado.
“A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia tem um papel de muita responsabilidade na defesa das mulheres. A deputada Alessandra Campelo tem todo nosso apoio neste trabalho, que conduz tão bem. Termos a ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves, neste evento, mostra o quanto está sendo significativo o trabalho desenvolvido nesta Casa”, avaliou o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB).
No dia 7 de agosto, o Ministério das Mulheres lançou a campanha “Feminicídio Zero”. A iniciativa, de abrangência nacional, integra as ações do “Agosto Lilás”, mês dedicado à conscientização sobre a erradicação da violência contra a mulher, e celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha, promulgada em 7 de agosto de 2006.
A campanha “Feminicídio Zero” tem como principais objetivos conscientizar a população e fortalecer o Ligue 180 — Central de Atendimento à Mulher — como um meio de acesso a apoio, informações e para o registro de denúncias.
No Amazonas, a Procuradoria Especial da Mulher da Aleam atua como um canal de denúncias e oferece acolhimento psicossocial e jurídico, acessível via WhatsApp pelo número (92) 99400-0093.
De acordo com a deputada Alessandra Campelo (Podemos), procuradora especial da Mulher da Aleam, a Casa Legislativa desenvolve um excelente trabalho na rede de proteção à mulher. Ela salientou que, por meio da Procuradoria Especial da Mulher, o Poder Legislativo também faz parte do grande esforço que busca reduzir a zero o número de feminicídios no País.
“A chegada da campanha ao nosso Estado é um marco na luta das mulheres, pois coloca o Amazonas como protagonista no combate ao feminicídio”, destaca a parlamentar.
Ministra atuante
A ministra Aparecida Gonçalves, conhecida como Cida Gonçalves, é especialista em gênero e em enfrentamento à violência contra mulheres e ativista de defesa dos direitos das mulheres há mais de 40 anos.
Foi uma das protagonistas da elaboração do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do Programa Mulher Viver sem Violência, que tem como carro-chefe a Casa da Mulher Brasileira.
Feminicídio
No Brasil, a Lei do Feminicídio, sancionada em 2015, incluiu esse crime na lista de crimes hediondos, os quais são punidos com penas mais severas.
O termo “feminicídio” deriva de “femicídio”, conceito introduzido pela socióloga sul-africana Diana Russell em 1976, que identificou a necessidade de distinguir os homicídios de mulheres motivados por questões de gênero.
Para que o assassinato de uma mulher seja classificado como feminicídio, é necessário que o crime tenha sido cometido em decorrência de violência doméstica e familiar ou motivado por menosprezo ou discriminação pela condição de mulher. Assim, nem todos os homicídios de mulheres são considerados feminicídios.
O autor do crime não precisa ser necessariamente uma pessoa conhecida da vítima para que o delito seja caracterizado como feminicídio. Mesmo quando o assassinato é praticado por um desconhecido, como em casos de estupro seguido de morte, o crime pode ser qualificado como feminicídio.
Programação
8h – Visita ao terreno da Casa da Mulher Brasileira (Rua Major Isidoro, s/nº, bairro Petrópolis) junto com a deputada Alessandra Campelo, equipe da Procuradoria Especial da Mulher da Aleam e as secretárias Jussara Pedrosa (Sejusc) e Kely Patrícia Paixão (Seas) e outras autoridades.
10h – Audiência Pública Feminicídio Zero com a Rede de Proteção à Mulher no Amazonas, autoridades e movimentos sociais, no plenário Ruy Araújo da Aleam. No mesmo ato, haverá a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Aleam/Procuradoria da Mulher para levar a campanha Feminicídio Zero aos estádios de futebol do Amazonas.
11h – Sala da Imprensa da Aleam – coletiva com a ministra Cida Gonçalves, a deputada Alessandra Campelo e mulheres assistidas pela Procuradoria da Mulher na pauta do Feminicídio (mães de vítimas).
14h – Auditório Cônego Azevedo – térreo da Aleam – Reunião da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, com Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e a Procuradoria Especial da Mulher na Aleam.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Com a subida das águas do rio Negro, Roberto Cidade cobra informações junto à Prefeitura de Manaus sobre ações preventivas e de assistência à população

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Com a confirmação de 35 casos de Mpox no Amazonas, Aleam reforça prevenção entre seus servidores

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Dia do Artista Plástico: A arte como expressão da identidade cultural no Amazonas

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Delegado Péricles solicita cronograma de nomeação dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Amazonas

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Segurança Pública pede informações à SSP e chama secretário

8 de maio de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Assistência Social da Aleam intensifica campanha solidária de doação de frascos para armazenamento de leite materno

8 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade