Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Arsepam fiscaliza gratuidade no transporte hidroviário intermunicipal no Porto de Manaus

21 de fevereiro de 2025
Compartilhar

Ação no Porto de Manaus verifica cumprimento de normas para grupos prioritários

Foto: Raquel Oliveira/Arsepam

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) empreendeu fiscalização, nesta sexta-feira (21/02), no Porto de Manaus, para verificar o cumprimento da gratuidade no transporte hidroviário intermunicipal para grupos prioritários.

A iniciativa faz parte do cronograma de atividades da Agência Reguladora voltado à ampliação da fiscalização e à orientação sobre as normas que garantem o direito à gratuidade para Pessoas com Deficiência (PcD), idosos e outros beneficiários.

O diretor-presidente da Arsepam, Ricardo Lasmar, ressaltou a importância da fiscalização para garantir que as empresas respeitem os direitos dos passageiros. “Estamos sempre atentos para assegurar um transporte mais justo e acessível para todos, garantindo que a legislação seja cumprida e que os passageiros tenham seus direitos preservados”, afirmou.

O gestor também destacou que durante a vistoria foi constatado que todas as empresas que operam o Serviço Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas (SPTHI) estão em conformidade com a legislação vigente, conforme estabelece a Lei Federal nº 13.146/2015 e o Art. 255 da Constituição Estadual do Amazonas.

A ouvidora da Arsepam, Jéssica Medeiros, informou que novas fiscalizações serão realizadas ao longo do mês de fevereiro, reforçando o compromisso da autarquia estadual com a população. Ela também destacou os canais de atendimento disponíveis para esclarecer dúvidas. “Nosso atendimento funciona 24 horas pelo número (92) 2020-1117, garantindo que qualquer cidadão possa buscar informações ou registrar denúncias sobre o serviço”, explicou.

Fotos: Raquel Oliveira/ArsepamComo garantir a gratuidade

Para obter a gratuidade ou desconto na passagem, os passageiros que se enquadram nas categorias beneficiadas devem se dirigir ao guichê da empresa responsável com, no mínimo, três horas de antecedência da viagem, portando um documento oficial de identificação com foto.

Nos casos em que as duas vagas destinadas a idosos, conforme a Lei Estadual nº 4.463, e a PcDs, pela Lei Promulgada nº 241/2015, já tenham sido ocupadas, é possível solicitar um desconto de até 50% no valor da passagem.

Crianças de até cinco anos, acompanhadas de um responsável, e alunos da rede escolar, durante o período letivo, devidamente uniformizados e identificados para embarcações de travessia, também têm direito ao benefício.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Adaf lança edital para contratar empresa especializada em produção e organização de eventos

1 de julho de 2025
Amazonas

FVS-RCP realiza visitas técnicas para fortalecer vigilância de vírus respiratórios no estado

1 de julho de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu em feira no bairro Santo Antônio

1 de julho de 2025
Amazonas

Amazonense conquista a mais alta categoria da arbitragem mundial no judô

30 de junho de 2025
Amazonas

Festival de Parintins 2025: Caprichoso leva título de Campeão Sustentável 2025 com 706,9kg quilos de resíduos reciclados

30 de junho de 2025
Amazonas

‘Boi do Povo, Boi do Povão’: Boi Garantido se consagra o campeão do Festival de Parintins 2025

30 de junho de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade