A Capacitação é realizada com base nas diretrizes da Norma Regulamentadora N.35, a NR-35, e normas europeias e americanas
Fotos: Paulo Bahia/CBMAM e Mauro Neto/SecomApós 16 anos, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) realizou, nesta terça-feira (1º/04), a formatura da segunda turma do Curso de Salvamento em Altura da instituição, com 17 servidores. Com a formação dos novos especialistas, o número de profissionais em altura da corporação chega a 35.
A formatura foi na sede do CBMAM, localizada na avenida Codajás, bairro Petrópolis, zona sul da capital. O curso teve mais de 400 horas/aula de duração e foi realizado com base nas diretrizes da Norma Regulamentadora N.35, a NR-35, e normas europeias e americanas.
O comandante-geral da corporação, Orleilso Muniz, explicou que para fazer parte do curso o militar passa por um Processo Seletivo com inscrição, exames médicos, teste de aptidão física e teste de habilidade específica.
“É um curso muito crítico no qual o militar é submetido a condições extremamente críticas, no que tange ao trabalho em altura. A última turma foi em 2009, e essa capacitação é fruto do investimento do governador Wilson Lima que, além de permitir o ingresso de novo efetivos, também investiu na aquisição de equipamentos”, destacou o comandante-geral do CBMAM.
Fotos: Paulo Bahia/CBMAM e Mauro Neto/SecomA capacitação foi promovida pela Diretoria de Formação Ensino e Pesquisa (DFEP), por meio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM).
Ao longo do curso, os alunos treinaram em locais estratégicos da região metropolitana de Manaus, como prédios abandonados, a ponte jornalista Phelipe Daou, torres metálicas de transmissão e cachoeiras em Presidente Figueiredo. Todos os treinamentos simulavam resgate de vítimas presas em ambientes elevados.
“Vale ressaltar que eram 51 no início, mas, dadas às circunstâncias, a atividade exigir muito físico do combatente, a parte técnica e psicológica, nós conseguimos concluir com 17 militares. Esses militares agora estão aptos a trabalhar em qualquer situação de plano elevado, utilizando cordas e equipamentos de escalada”, acrescentou o coordenador do curso, Daniel Araújo.
Fotos: Paulo Bahia/CBMAM e Mauro Neto/SecomO militar Alan Silva é um dos novos especialistas em Altura do CBMAM e entrou na corporação no último concurso, em 2022. A inspiração para fazer o certame veio da sua família. Seu tio e seu pai são militares do CBMAM.
“Desde cedo a gente vê o exemplo que eles dão. A gente sempre espelha o pai como primeiro herói. E é muito bom quando você vê que o seu pai, realmente, é um herói para a sociedade, não só para você. O pai e o tio, é um ‘negócio’ de família já. É mais do que inspiração, era uma obrigação que eu sentia”, disse Alan.