Mais de 20 prestadores foram atendidos em ação integrada com foco em regularização, capacitação e fortalecimento do turismo local
Fotos: Rafaela Gonzalez/AmazonasturO Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), segue promovendo ação integrada de ordenamento e regularização no interior do estado. Entre os dias 22 a 24 de julho, mais de 20 prestadores de serviços turísticos no município de Presidente Figueiredo (a 117 quilômetros de Manaus), foram atendidos com orientações, cadastros, regularizações e capacitações realizadas em parceria com órgãos estaduais e municipais.
A ação resultou na renovação de 15 cadastros no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e o credenciamento de cinco novos estabelecimentos na plataforma digital Amazonas To Go, que funciona como um chatbot turístico multilíngue via WhatsApp. Atualmente, Presidente Figueiredo conta com 165 empreendimentos registrados no Cadastur e 102 na plataforma.
A atividade antecede a tradicional 33ª Festa do Cupuaçu e a 27ª Feira da Agroindústria, Negócios e Economia Criativa, que ocorrem de 31 de julho a 3 de agosto, e teve como objetivo garantir mais segurança, acolhimento e organização para receber o aumento do fluxo turístico na cidade. De acordo com a turismóloga Marilda Mendes, ações como essa são essenciais para garantir qualidade nos serviços e aquecer a economia local.
“Estar presente no município, ouvindo os empreendedores e promovendo a regularização dos serviços turísticos, é essencial para fortalecer a economia local. A Festa do Cupuaçu movimenta toda a cadeia produtiva do turismo, e ações como essa ajudam a garantir que tudo ocorra de forma segura, qualificada e com geração de renda para a população”, disse.
Durante os atendimentos, a equipe técnica da Amazonastur também orientou sobre o Cadastur, fez credenciamentos no Amazonas To Go e divulgou o programa +Crédito Amazonas Turismo, que oferece até R$ 200 mil em financiamento para empreendedores do setor, em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), desde que estejam regulares no Cadastur.
Fotos: Rafaela Gonzalez/AmazonasturParticiparam da iniciativa representantes da Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Finanças (Semef), Secretaria Municipal de Turismo e Empreendedorismo (Semtec), Secretaria Municipal de Segurança Pública (Semseg), Polícia Militar e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Capacitação para segurança e atendimento
A programação também contou com a capacitação de agentes das forças de segurança e servidores municipais, promovida pela Polícia Turística da Polícia Militar (Politur), com apoio da Amazonastur. O curso inclui técnicas de atendimento ao turista e policiamento especializado em áreas turísticas, como cachoeiras, grutas e trilhas, comuns em Presidente Figueiredo.
Para o cabo da Polícia Militar, Igor Rosa, o treinamento contribui para o bom acolhimento dos visitantes.
“O intuito dessa qualificação é fazer com que todos esses servidores que já trabalham numa cidade com alto fluxo de turistas sejam cada vez mais capacitados para recebê-los. A receptividade foi excelente. O público ficou muito feliz com o conteúdo e percebeu a importância de ações como essa para aprimorar o atendimento ao turista”, afirmou.
Reconhecimento local
O guia de turismo Paulo Sérgio da Costa Júnior comemorou sua reabilitação no Cadastur e ressaltou a ação para os profissionais recém-formados na região de Balbina.
“Foi muito importante a reabilitação realizada pela Amazonastur, porque agora me torno um guia ativo novamente. Para nós, recém-formados em Balbina, é fundamental estar regularizado, pois isso nos permite participar da plataforma Amazonas To Go, onde podemos oferecer nossos serviços com mais visibilidade e alcançar novas demandas”, ressaltou.
Ele também destacou a importância da regularização diante da alta temporada de turismo. “Com a chegada do verão, aumenta o fluxo de turistas, e precisamos estar com tudo em dia para atender bem quem nos visita neste período, que é o melhor para o turismo aqui na nossa região”, completou.
Já o empresário Paulo Augusto de Melo, proprietário da Pousada Sussuarana, avaliou positivamente a presença do Governo do Amazonas, em Presidente Figueiredo.
“Fiquei surpreso com a chegada da Amazonastur. É bacana, é bom ver que o Governo do Estado se interessa pelo que estamos fazendo. Esse tipo de ação traz mais segurança para o turista e aumenta a confiança nos nossos serviços. Estamos engatinhando, começando aos poucos, e é com vocês, da Amazonastur, que vamos aprender”, destacou.