Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Alunos da rede estadual representam o Amazonas no Campeonato Mundial de Xadrez da Juventude

2 de novembro de 2024
Compartilhar

Suan Lira e Rihanna Carvalho estão em Santa Catarina, onde disputam nas categorias Sub 16 e Sub 14, respectivamente

FOTO: Divulgação / Arquivo Pessoal

Dois alunos da REDE estadual de ensino estão representando o Amazonas no campeonato Mundial de Xadrez da Juventude 2024. A competição está acontecendo em Florianópolis, no estado de Santa Catarina, e reúne as categorias Sub 14, Sub 16, Sub 18, Absoluto e Feminino. O campeonato, promovido pela Federação Internacional de Xadrez (Fide), segue até o dia 10 de novembro, e reúne competidores de diversos países.

A enxadrista Rhianna Carvalho, da escola Estadual (EE) Jairo da Silva Rocha, disputa na categoria Sub 14 Feminino; e Suan Lira, aluno da Centro de educação de Tempo Integral (Eeti) Sergio Pessoa, disputa na categoria Sub 16 Absoluto. Ao todo, 527 competidores de diferentes países disputam 11 rodadas (sendo uma por dia), no torneio Clássico, com partidas que podem durar até cinco horas. Suan e Rhianna já estão na quarta rodada. Os campeões brasileiros, de cada categoria, serão indicados como os jogadores oficiais do Brasil, representando o país em outras competições.

FOTOS: Divulgação / Arquivo PessoalMestre da Federação Internacional de Xadrez, professor da REDE estadual e treinador de Suan, Andrey Neves, destacou a rotina de treino do jovem enxadrista, que conta com um plano de estudos e preparação intensiva com elementos do xadrez. O professor também destacou a importância dessa competição para o desporto escolar.

“A importância é muito grande, pois mostra para os que estão iniciando que eles podem alcançar o alto nível. Então, ter alunos da REDE estadual, nesta competição, incentiva muito os outros alunos a jogarem xadrez”, afirmou o professor.

Prodígio do xadrez e com experiência em competições nacionais e internacionais, Suan Lira falou sobre a sua felicidade por, mais uma vez, representar o Amazonas em uma competição.

“É muito gratificante esse torneio, fico muito feliz de estar representando o Amazonas nesta competição internacional. É uma felicidade muito grande, e eu acabo ganhando experiência nesse torneio de alto nível, jogando contra pessoas de outros países. Adiciona bastante no meu nível de jogo”, relatou o jogador.

FOTO: Divulgação / Arquivo Pessoal

Xadrez nas escolas

Tanto Suan, quanto Rihanna descobriram o talento para o xadrez a partir de projetos desenvolvidos em suas escolas. Treinadora de Rihanna, a professora Nayara Almeida destacou o projeto “Xeque-Mate”, desenvolvido por ela e o pelo professor Jhonis Souza, na EE Jairo da Silva Rocha.

“Desde 2021, eu e o professor Jhonis desenvolvemos o projeto chamado ‘Xeque-Mate’. Já atendemos mais de 300 crianças, e participamos de torneios por todo o Brasil com a ajuda do Estado do Amazonas, onde temos turmas de iniciação, também com níveis intermediários e avançados”, afirmou a professora.

Para a jovem enxadrista Rihanna, o momento é de conhecimento, orgulho e qualificação.

“Está sendo fascinante essa experiência, pois além do contato com várias culturas, estou podendo vivenciar o xadrez escolar em alto nível, e estou orgulhosa de estar representando o meu estado e meu país”, afirmou a jogadora.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Defesa Civil do Amazonas promove capacitação dos municípios que participarão da simulação do sistema Defesa Civil Alerta

1 de setembro de 2025
Amazonas

Ciranda Tradicional conquista o título de campeã do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru

1 de setembro de 2025
Amazonas

Amazonense é convocado para o Campeonato Mundial de Atletismo em Tóquio

1 de setembro de 2025
Amazonas

Centros de Convivência reforçam cuidado com a saúde mental em abertura do ‘Setembro Amarelo’

1 de setembro de 2025
Amazonas

Prosai terá usina de asfalto própria para acelerar ainda mais as obras em Parintins

1 de setembro de 2025
Amazonas

Agosto: focos de calor no Amazonas caem ao nível mais baixo desde 2011 e desmatamento diminui

1 de setembro de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade