O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) utilizou o tempo do partido União Brasil no Grande Expediente desta quarta-feira (16/04), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para cumprimentar e parabenizar a Desembargadora Joana dos Santos Meirelles, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), pela sua trajetória profissional, considerada brilhante pelo parlamentar. O pronunciamento foi motivado pela aposentadoria compulsória da magistrada, anunciada na última terça-feira (15/04), pelo presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes.
Durante sua fala, Adjuto Afonso lembrou que a primeira comarca presidida pela Desembargadora, ainda como juíza, foi no município de Pauini (a 1,612 quilômetros de Manaus), na região do Purus, cidade natal do parlamentar.
“Ela sempre teve um respeito muito grande da população daquele município e de lá também percorreu outros municípios da região do Purus. Foi juíza em Boca do Acre, foi juíza em Lábrea, (ambos municípios também da Calha do Purus) sempre prestando grandes serviços àquela população. Sempre com aquela atenção e olhar especial aos menos favorecidos”, declarou Adjuto.
No fim da homenagem, o deputado agradeceu, em nome dos amazonenses da região do Purus, pelos anos de dedicação e promoção da Justiça, principalmente no interior do Estado.
“Quero dizer que todos os amazonenses, principalmente aqueles radicados na região do Purus, prestam a ela essa grande homenagem e reconhecem esse trabalho que ela fez à frente das comarcas que exerceu como juíza, da mesma forma, como desembargadora na nossa Corte de Justiça. Obrigado pelos serviços prestados à nossa região, ao nosso estado. E, que Deus a conserve sempre com esse mesmo dinamismo, com esse mesmo compromisso, com esse mesmo caráter que sempre exerceu”, finalizou o deputado.
Sobre Joana dos Meirelles
Nascida em Lábrea, em 1950, Joana dos Santos Meirelles é formada em Direito e em Licenciatura Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), tem especialização em Direito Processual Civil, pela Universidade Nilton Lins e atua como professora de Direito Eleitoral.
Iniciou a carreira atuando como titular na Comarca de Pauini e, posteriormente, em Boca do Acre, Borba e Careiro Castanho. Nesses anos, também respondeu, cumulativamente, por outras comarcas, como dos Municípios das calhas dos rios Purus e Madeira, e atuou como juíza eleitoral em vários pleitos, principalmente, nas comarcas do Alto Solimões.
Promovida para a capital, atuou por quase um ano como juíza auxiliar da 1.ª Vara do Tribunal do Júri e, em seguida, assumiu a titularidade da 1.ª Vara Cível e de Acidentes do Trabalho da Comarca de Manaus.
Foi convocada para atuar como juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do TJAM. Integrou, por dois biênios consecutivos, a composição do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM).
Foi promovida ao cargo de desembargadora por merecimento em 2018, exercendo, atualmente, a função de presidente da Primeira Câmara Cível; de subdiretora da Escola Superior da Magistratura do Amazonas; de coordenadora da Infância e Juventude do TJAM e de presidente da Comissão de Vitaliciamento de Juiz Substituto da Corte Estadual de Justiça.