Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Observatório da Cidade
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Observatório da CidadeObservatório da Cidade
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca necessidade de implantação do Zoneamento Ecológico Econômico no Amazonas

10 de abril de 2025
Compartilhar

Durante pronunciamento nesta quinta-feira (10/4), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Adjuto Afonso (UNIÃO Brasil), 1º vice-presidente da Casa, destacou a necessidade do Governo do Estado implantar efetivamente o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE), no Amazonas, com ênfase na sub-região do rio Purus. O parlamentar, defensor da iniciativa há anos, ressaltou que o ZEE é fundamental para impulsionar o desenvolvimento sustentável e a regularização fundiária no interior do estado.
A fala do deputado veio poucos dias após o estado do Amapá aprovar, por unanimidade, o seu Zoneamento Ecológico Econômico na Assembleia Legislativa e entregar o documento ao governador Clécio Luís. Com isso, o Amapá tornou-se o primeiro estado da Amazônia brasileira a finalizar e aprovar seu ZEE, que agora aguarda sanção em até 15 dias úteis. O documento é considerado um marco legal que define, com base em critérios técnicos e científicos, as áreas produtivas e de preservação ambiental, levando em conta solo, clima e biomas.
“O Amapá acaba de dar um exemplo para todos nós. O ZEE aprovado lá é resultado de um processo técnico robusto, feito com diálogo e participação popular. No Amazonas, não Podemos mais adiar esse processo, especialmente na região do Purus, que tem potencial produtivo enorme, mas ainda vive na insegurança jurídica e ambiental”, destacou Adjuto Afonso.
Segundo o parlamentar, o Amazonas já possui estudos anteriores, como o ZEE da sub-região do Purus, elaborado em 2011, mas que nunca foi homologado. Em 2023, o deputado participou de reunião com o titular da Secretaria de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, para tratar da atualização do projeto. Na ocasião, foi anunciado o aporte de R$ 1 milhão para a atualização do zoneamento da região, com previsão de homologação até janeiro de 2026.
A Sedecti informou recentemente que o Termo de Referência está sendo revisado e atualizado para dar prosseguimento ao processo.
Adjuto Afonso reforçou que o ZEE, além de garantir segurança jurídica para investidores e definir o uso sustentável dos recursos naturais, também é essencial para orientar políticas públicas, especialmente em áreas estratégicas como agricultura, turismo, indústria e energia renovável.
“O ZEE traz um caminho seguro para desenvolvermos o interior do nosso estado, respeitando o meio ambiente e valorizando as comunidades tradicionais. Não é apenas um instrumento técnico, é uma ferramenta para gerar oportunidades e destravar a economia do Amazonas”, enfatizou o deputado.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Foguetório do crime organizado desafia a autoridade pública e afronta a cidadania, afirma Comandante Dan

15 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Comissão de Segurança do Legislativo prepara ‘Dossiês Solimões’  às polícias federal e estadual

15 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Mário César Filho realiza caminhada de prestação de contas no bairro Campos Sales, zona Oeste de Manaus

15 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Representante da Calha do Madeira, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Novolindense

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso destaca importância de investimentos no setor primário durante entrega de equipamentos pelo Governo do Estado

14 de agosto de 2025
Legislativo Estadual

Presidente Roberto Cidade anuncia emendas para o setor primário durante entrega de insumos e implementos agrícolas

14 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Sobre o Site
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade

Siga-nos

Portal Observatório da Cidade